segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Comemorações dos 70 anos do SENAI


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) completou em 2013 sete décadas de atuação em prol da indústria do estado do Ceará. Para marcar a data, a exemplo do que ocorreu em Fortaleza e Sobral, os colaboradores da unidade de Juazeiro – Centro de Formação Profissional Wanderillo de Castro Câmara – participam de comemoração festiva, nesta quinta-feira (30/01), a partir das 19h30, no Palácio Juazeiro (Sergio’s), em Juazeiro do Norte.

Na ocasião, serão realizadas homenagens a empresas e pessoas importantes para a história da instituição em Juazeiro do Norte. São elas: Indústria Químico-Farmacêutica Cearense Ltda. (Farmace), Cajuína São Geraldo, Cerâmica Gomes de Mattos, Indústria de Calçados Ballina,  Adelaildo de Alcântara Pontes, empresário e ex-aluno do SENAI/CE, e José Ribeiro Lobo, gerente do centro de formação.

Unir a inovação tecnológica com a já tradicional qualidade do serviço de educação e prestação de serviços técnicos e tecnológicos tem sido o desafio do SENAI/CE, entidade componente do Sistema FIEC. A unidade de Juazeiro do Norte é uma das nove escolas que o SENAI possui no estado e atende a todo o Cariri (região sul do estado).

Iniciou suas atividades no dia 2  de  janeiro  de  1970,  com a  denominação de Centro de Formação Profissional do Cariri. Inicialmente, suas ações educacionais eram voltadas para as ocupações de tornearia, soldagem e ferramentaria, nas modalidades de Aprendizagem Industrial e Qualificação Profissional. Hoje, com 44 anos de atividades no Cariri, conta com 75 colaboradores, sendo 22 prestadores de serviços. 

Acompanhando e dando suporte ao crescimento econômico e desenvolvimento industrial do Cariri, atua nas áreas de têxtil e vestuário, couro e calçados, construção civil, metal-mecânica, eletromecânica, tecnologia da informação e gestão. Em 2013, realizou 3.842 matrículas nas modalidades Iniciação Profissional, Aprendizagem Industrial Básica, Qualificação Profissional Básica, Aperfeiçoamento Profissional e Habilitação Técnica, com o Curso Técnico de Segurança do Trabalho.

Para 2014, a meta do SENAI de Juazeiro do Norte é oferecer 5.683 matrículas e também iniciar cursos técnicos nas áreas de couro e calçados e tecnologia da informação,  além dos cursos de educação a distância.

Dentre os destaques da unidade, estão os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos às indústrias do Cariri. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento importante na realização desses serviços. O desempenho da unidade saltou de 2.132 horas técnicas, em 2009, para 5.665, em 2013.  Para chegar a tal resultado, houve contribuição fundamental do projeto Prumo, implantado em 2010, por meio do qual foi adquirido o laboratório de análises voltado para couro e calçados. Além de couro e calçados, os atendimentos se deram para os setores de confecção, metal-mecânico, panificação, gráfica, alimentos e pneus reformados. 

70 anos do SENAI no Ceará

Para o presidente da FIEC e presidente do Conselho Regional do SENAI/CE, Roberto Proença de Macêdo, o grande diferencial que conduziu a evolução do SENAI, ano a ano, foi o comportamento de vanguarda, a essencialidade e a valiosa história de serviços prestados à indústria cearense e à sociedade. Nesse sentido, a história do SENAI, segundo ele, confunde-se com os ciclos econômicos e tecnológicos do país, mais especificamente, com a trajetória da indústria. “A instituição é cúmplice do tempo de maturação que este país levou para desabrochar”, reforça Roberto Macêdo.

Conforme Fernando Nunes, diretor regional do SENAI, a instituição apoiou o momento de melhoria de produtos e processos produtivos que acompanhou a indústria brasileira entre as décadas de 1970 e 1990. Após os anos da década de 2000, no cenário atual, para Fernando Nunes, o país vivencia a evolução dos processos produtivos e a adaptação de novas tecnologias, e é neste momento que o SENAI está investindo nas demandas de uma nova indústria: “O SENAI está investindo nas demandas da indústria moderna, na indústria do futuro, que tem na inovação com eficiência e sustentabilidade a sua proposta de expansão”.

Por que escolher o SENAI?

Atualmente, de acordo com pesquisa realizada em 2012, a taxa de ocupação de egressos de escolas do SENAI no mercado de trabalho cearense atingiu 86,9% na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e 63% na Aprendizagem Industrial. Para atingir tal nível de excelência, a entidade oferece um total de 463 cursos, sendo 22 na modalidade de Aprendizagem Industrial, 45 de Iniciação Profissional, 114 de Qualificação Profissional, 267 de Aperfeiçoamento Profissional e 15 de Habilitação Técnica nas áreas de alimentos e bebidas, automação, automotiva, construção, couros e calçados, eletroeletrônica, energia, gestão, gráfica e editorial, logística, meio ambiente, metal-mecânica, metrologia, polímeros, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, tecnologia da informação, telecomunicações, têxtil e vestuário e transporte. 

São nove unidades à disposição do trabalhador e da indústria, sendo quatro em Fortaleza (Parangaba, Mucuripe, Barra do Ceará e Jacarecanga), uma em Maracanaú, uma em São Gonçalo do Amarante, um Núcleo Integrado SESI/SENAI em Horizonte, um Centro Integrado SESI/SENAI em Sobral e uma unidade em Juazeiro no Norte.

Para atender às regiões do estado onde não há unidades fixas, o SENAI dispõe de sete unidades móveis nas áreas de panificação, têxtil e vestuário, pneumática, hidráulica, eletricidade, acionamentos elétricos e refrigeração doméstica e industrial. Elas funcionam como oficinas de treinamento operacional e atendem às necessidades imediatas de formação de mão de obra, tanto para indústrias quanto para prefeituras e organizações não governamentais, mediante programas de formação continuada de curta e longa duração. As unidades podem ser instaladas nas dependências da empresa, no local de trabalho dos colaboradores, facilitando a flexibilidade das programações, de acordo com a necessidade da empresa e as exigências do mercado.

Na área de serviços técnicos e tecnológicos, dispõe de um escritório de projetos com serviços relativos à elaboração de projetos para subvenção em editais de fomento à inovação, tecnologia e desenvolvimento: planejamento, execução e pós-projeto. O SENAI oferece ainda consultorias em diversos setores, serviços metrológicos e operacionais. Estão disponíveis também laboratórios credenciados e acreditados de controle de qualidade, laboratórios móveis, laboratório de desenvolvimento de produtos, núcleos de desenvolvimento de máquinas, dispositivos e ensaios.

Para garantir a realização de serviços de qualidade com reconhecimento nacional, foram criadas dez redes temáticas que visam compartilhar o know-how das equipes técnicas e a infraestrutura dos 26 Departamentos Regionais do SENAI. As redes são divididas nas áreas de automação, alimentos e bebidas, design, energia, ferramentaria, logística, meio ambiente, têxtil, construção civil e metrologia. Na prática, isso significa que uma indústria brasileira pode contratar um serviço técnico e tecnológico relacionado a algumas dessas dez áreas do SENAI na sua localidade e ter sua demanda atendida, independentemente do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês