quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Leitor alerta para excessivo número de vagas em faculdade

Abaixo a carta do Dr. Fernando Tavares sobre o excessivo número de vagas para o curso de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte:

Acabo de ver a lista dos aprovados desse semestre para o vest. de odonto da Leão, 180 pessoas, 360 por ano. (A UFC E UNIFOR juntas tem 180 vagas  por ano para se ter uma ideia) QUE ABSURDO. Pessoal que faz odontologia, um conselho: O mercado atual não esta nada fácil, principalmente pra quem esta começando. Conseguir um emprego em Psf ja não é tão fácil, e o salário é em média de 2 mil e 400 reais. Abrir consultório particular é caríssimo, paciente que paga um preço justo particular são poucos e eles não caem do céu, quem paga esse preço quer qualidade e na prática quer saber logo em que área o dentista é especialista . A grande maioria dos pacientes que vão particular tem plano de saúde, e o plano paga uma verdadeira merreca ao dentista  .A concorrência é cada vez maior, vejo colegas cobrando 20 reais para fazer uma restauração para não perder aquele "cliente popular". Vão no centro de juazeiro e façam uma pequena pesquisa de mercado. Não estou dizendo que não irá sair profissionais qualificados dessa faculdade, mas infelizmente vejo um futuro TENEBROSO para a odontologia no Ceará. Alunos da Leão Sampaio , abram o olho , quantos de vocês sairão endividados pelo FIES? Quantos de vocês não estarão desempregados daqui a uns 4 anos? Reflitam um pouco, questionem sua própria faculdade, o próprio CRO ja questionou, mas infelizmente nada pode fazer. O MEC se mostra sem critério técnico algum para a abertura de faculdades particulares, o único critério é político.


Nota: A Faculdade Leão Sampaio, com seus inúmeros cursos, colabora decisivamente com o progresso de Juazeiro do Norte. O curso de Odontologia pode também trazer muitos benefícios para a cidade e para os profissionais odontólogos. A ciência e a pesquisa significam mais estudos e tratamentos melhores. A população tem ao seu lado o atendimento das clínicas dos alunos. No entanto, um número excessivo de vagas vai acarretar em desvalorização do profissional. É a lei da oferta e da procura. A grande quantidade de dentistas resultará em salários menores. Ganhando pouco, o dentista não poderá fazer cursos de atualização e seus tratamentos ficarão ultrapassados. A própria faculdade vai sentir a procura diminuir. Para se ter uma ideia, atualmente há cerca de 400 dentistas na região, com a primeira turma da Leão Sampaio a ser graduada, o número vai saltar para 600, um aumento de 50%! As autoridades competentes e o conselho deveriam intervir para se estabelecer o bom senso novamente.

2 comentários:

  1. Acho uma quantidade absurdamente alta! Será que com tanto aluno no curso, apesar de ser em turmas fragmentadas, dar uma educação de qualidade? Particularmente acho que não, ou então a equipe da Leão é gigantesca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o curso de Odontologia é caro, a faculdade quer recuperar rapidamente o investimento. Só que está dando um tiro no próprio pé.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês