segunda-feira, 22 de julho de 2013

A cidade singular!




            Hoje Juazeiro do Norte, pela sua emancipação oficial, completa 102 anos. Para esta data tão especial queria elaborar um texto em homenagem à nossa cidade. Mas o que eu poderia enfocar para bem ilustrar esta terra sagrada? Seria falar sobre o crescente progresso com a chegada de grupos nacionais e internacionais para o comércio, ou o mesmo progresso com a instalação de inúmeros cursos universitários?  Seria pertinente a ineficiência do poder público em acompanhar o investimento privado? Ou os efeitos indesejáveis de um crescimento desordenado como o trânsito caótico e a violência? São todos aspectos bem atuais de Juazeiro do Norte, mas bem genéricos, pois quase toda grande cidade brasileira também os possui. 

            Já Juazeiro do Norte não é apenas uma cidade grande, é uma cidade singular! Merece um enfoque especial! Inúmeras ideias para escrever surgiam em meus pensamentos, mas eu as considerava insuficientes para ilustrar nossa singularidade. Eis que num passeio em família sou confrontado com uma cena determinante: presenciamos vários romeiros chegando numa comitiva de bicicletas! Eram cerca de 20 pessoas, cada um carregando no seu transporte uma cesta com roupas e mantimentos.

            Não sabíamos a sua procedência, apenas víamos nos seus rostos a expressão do cansaço e da satisfação. Era o sacrifício de pedalar sob o Sol causticante do sertão até conseguir realizar a grande meta: visitar a terra de seu padrinho.

            Uma cena para nós, juazeirenses, bem corriqueira. Afinal, todo dia chegam romeiros vindos de vários lugares do Nordeste, e de todas as formas: carregando uma cruz a pé, de ônibus, de caminhão pau-d’arara... Contudo, aqui está a chave! Qual outra cidade exerce um poder de atração tão grande, que faz milhares de sertanejos saírem de suas casas, atravessarem centenas de quilômetros em condições desconfortáveis a fim de professar sua fé?

            Esta simplicidade, esta força de vontade é o que nos define! Somos todos romeiros da vontade de trabalhar, de fazer prosperar esta terra! Somos todos romeiros inspirados num exemplo de vida de um homem: Pe. Cícero Romão Batista.

            Pelos seus ensinamentos, acreditamos que Juazeiro do Norte nasceu para marcar seu lugar na história. Aqui o ar se respira diferente. Existe uma energia nas pessoas. É a atmosfera de um misticismo bem peculiar, o qual serve de alimento para fazer este lugar crescer.

            Que neste 22 de julho ganhemos força para também combater nossas deficiências, como a falta de planejamento e infraestrutura, sempre cobrando de nossos governantes com altivez, e ao mesmo tempo, com civilidade.  Neste 22 de julho, parabéns a todos nós!

Paulo Leonardo Celestino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês