sábado, 3 de dezembro de 2011

Governo municipal investe no futuro de sua cidade: em Sobral!

Políticos, secretários municipais, diretores de instituições de ensino e empresários participaram nesta sexta-feira (2) do anúncio sobre a instalação de indústrias automotivas no polo metal mecânico de Sobral, maior cidade da região norte do Ceará. O empresário Beno Perdón trouxe do Rio Grande do Sul uma indústria de montagem de ônibus. “Nós estamos pensando em uma comunidade estratégica no Nordeste para atender as regiões Norte e Nordeste”, explica.

Segundo os organizadores, o foco do encontro é discutir ideias para preparar Sobral para a instalação do polo industrial metal mecânico. Um estudo técnico também está sendo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para direcionar essas ações para as indústrias que devem se instalar nos próximos anos em Sobral.

As ideias apresentadas no encontro devem resultar em um projeto de formação de mão de obra especializada na região e também incentivar a inovação tecnológica no município. “Estamos articulando uma formação com todas as instituições de ensino superior e de educação profissional para ampliar em nível técnico quanto em nível superior”, diz Cláudio Ricardo Gomes de Lima, reitor do Instituto Federal de Educação Tecnológica e Ceará (IFET-CE).

“Esse polo metal mecânico automotivo é um salto de qualidade do presente para o futuro”, avalia o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda. Também estão sendo discutidos a ampliação do aeroporto, a criação de um porto seco, a instalação de uma indústria de beneficiamento de pescado. “Vai gerar muitos empregos em todos os segmentos e será importante na parte industrial e imobiliária”, afirma Pedro Aurélio Aragão, secretário de ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico de Sobral.

Fonte: G1-CE, com informações da TV Verdes Mares
 
Nota: Podem chamar de choradeira, mas tudo o que almejamos para Juazeiro e o Cariri acontece em Sobral: o poder público sabiamente investindo no futuro da cidade. Lá se estrutura as bases para atrair o investimento privado, por aqui a iniciativa privada vem por vontade própria mesmo com os gargalos de infraestrutura. Parabéns para Sobral, a cada dia vai se superando. A propósito, poderiam nos ceder seu principal produto de exportação: bons administradores?

17 comentários:

  1. É choradeira mesmo, sr Paulo. Sobral não pode dar um passo a mais que causa um mal estar aqui - ops, aqui não, mais precisamente em Juazeiro. É quase uma dor-de-cotovelo. Não entendo como uma cidade a mais de 500km pode mexer com os brios juazeirenses. É medo de perder a primazia? Com certeza não é, até porque sabemos, quer queiramos, quer não queiramos, que o eixo econômico do estado vai, com o complexo do Pecém e a siderúrgica em Caucaia, se consolidar por aquelas bandas. É fato. E só uma correção: ninguém almeja nada pro Cariri. As coisas são almejadas de forma individual, me entendam. E por uma questão de honestidade, digo eu, é bom que seja assim. Cada cidade deve trabalhar individualmente, para não dar espaço a demagogia.

    Sobral já possui em torno de 180 mil habitantes, possui o maior hospital regional do interior do estado (dá três ou 4 no daqui), a maior indústria de calçados, é bem mais saneada que Juazeiro, possui um poderoso clã político que não dá sinais de aposentadoria, fica próxima a Fortaleza, ao mar, ao Pecém, não tem cidade concorrente ao lado, possui Diocese, é detentora do Parque de Exposições Regional, é sede sozinha de uma siginificativa universidade estadual, já possui campus federal avançado que se tornará uma federal autônoma(não tenha dúvida), tem uma faculdade de medicina federal sediada lá mesmo, vai ganhar um moderno shoppping, tem quase todas as revendas de carro que ora vemos em JN, possui rede hospitalar bem maior que Juazeiro, grandes redes de supermercado já sondam a cidade para lá instalarem suas filiais... Enfim, apesar da lista ser extenuante, Sobral não é esse mar de rosas, assim como toda cidade do interior que se preza. Porém, uma outra estrela desponta no interior para brilhar...

    ResponderExcluir
  2. homi todo sobralence se acha que é a maior cidade do interior , meu cara amigo industria e bom pra economia da cidade , mais é bom pro meio ambiente? que eu saiba cidades industriais ñ cresce tanto como cidades que tem como maior economia o comercio , juazeiro ta crescendo muito , muito mesmo só falta um bom administrador ,se eu for contar o que juazeiro é melhor que sobral eu perco meu tempo , sobral tem um calor pra rasgar á pele , tem tremores de terra ,etc o cariri e muito rico em natureza ,juazeiro está se desenvolvendo agora , pra uma cidade de 100 anos o crescimento e muito grande ,sobral tem mais de 200 ..

    ResponderExcluir
  3. sobral nem tem como ser comparado com juazeiro ¬¬' , affz sobral ñ tem a região influente que juazeiro tem por isso esse grupo tão procurando sobral mais vão botar só uns supermercados pequenos sobral ñ tem esse consumo todo pra receber grandes marcas como hiper, extra de umas vez

    ResponderExcluir
  4. Estou sumidíssimo, trabalhando, graças. Ando sem tempo para blogs e internet, infelizmente. Quem não anda nada sumido, pelo visto, é o governo sobralense. Enfim...

    Ao anônimo que lembrou da questão do meio ambiente: o Juazeiro não anda fazendo o dever de casa nesse quesito. Pergunte ao sr. Paulo. Ele é bem esclarecido e irá te informar melhor do que eu. Quanto ao calor infernal de Sobral, acredito que nós não temos muito argumento a nosso favor. Pelo menos o Juazeiro não tem(risos)

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Admiral... Mas mesmo com tantas "credenciais", Sobral perdeu o posto de maior PIB do interior. Pode não ter a maior fábrica de calçados, mas é o maior polo calçadista do CE o 3º ou 4º do país. Além disso, Juazeiro é mais conhecida nacional e internacionamente que a Princesa do Norte por conta do Padre Cícero, por conta de sua arte e de sua cultura, tem mais shoppings e mais faculdades, tem o GeoPark, tem o Vale do Cariri, tem... Enfim, tem um monte de coisa que Sobral pode até se esforçar, mas nunca vai chegar a ter. E isso mesmo sendo desprezado pelo poder estadual e tendo péssimas administrações locais. Por tudo isso, já dá pra imaginar a força de Juazeiro e de seu povo?

    ResponderExcluir
  6. Pelas reações do que eu disse, até parece que sou sobralense, rsrs. Pois bem.

    Mesmo com tantas credenciais, Sobral não tem o PIB de antes, é verdade - como se isso contasse necessariamente frente a uma visão de longo prazo. E a zona norte parece ter vários projetos de longo prazo.

    POR OUTRO LADO, mesmo o Cariri com tantas credenciais - religiosas a geológicas, tomando como subsídio a "fala" de Everardo - não foi sequer capaz de gerar novas lideranças a nível estadual, ao passo que Sobral, não sei como, consegui se esforçar de forma tal a forjar um clã político do qual tira muito proveito. Basta ver os projetos, como Hospital, bem mais estruturados que os daqui. Não estou desmerecendo o potencial de Juazeiro mas não tem potencial algum, pelo menos em nosso contexto, que não venha a suncumbir diante do vazio político. Se este é o caso de Juazeiro eu não me atreveria NUNCA a dizer. Porém, como diz o tradicional ditado, "gato escaldado tem medo de água fria".


    Ao que me vem a memória agora, a última grande coisa que tivemos foi um reles suplente de senador que depois baixou muito de posto político-administrativo. Talvez um certo deputado de Barbalha seja a esperança de redenção pelo menos política disto que chamamos de cariri. Alguém duvida?

    ResponderExcluir
  7. homi esse admiral é doido , tem familia em sobral já fui um monte de vez lá ,só sendo um doido pra comparar sobral com juazeiro ,juazeiro tem 8 concenssionária que sobral ñ tem ,juazeiro vai ter 2 mac donalds ,3 subway ,2 bobs ,1 girafas , é sobral só 1 subway 1 bobs juazeiro vai ter 3 shopping varios lançamentos de edificipos bem uns 15 é sobral só dois ô do sobral shopping e o joão evangelista , que é podre de feio ,nada que um sobralence sincero pra falar ,juazeiro era despresado pelo governo do estado des de seu começo,o franco rabeloquem estudô historia na região sabe ,falta só um bom administrador , sobral tem todo esse investimento privado pq o prefeito viveu arruda vai atraz é dar incentio fiscal, juazeiro o investimento privado vem por sí proprio , imagina se tiveçe um prefeito capaz de ir há traz o tanto de industria que juazeiro ia ter ,por isso juazeiro é e sempre será a maior cidade do interior cearence ...

    ResponderExcluir
  8. Ufanismo é pouco...
    Vejamos uma breve análise, se é pra falar bem então vamos:
    Também não entendo como uma cidade a mais de 500 km pode se desenvolver tanto e monopolizar toda uma região tornando-se quase independente do Estado. Mas, se a primazia veio que seja bem vinda então. E, queiramos ou não, o Cariri sempre se desenvolveu sozinho e se preciso for continuará assim.
    Não dá para falar mais só de Juazeiro do Norte, individualismo não leva a nada, Crato e Barbalha crescem juntas levando consigo toda a RMC. É agrupadas que superam os desafios e conseguem destaque em âmbito nacional. Dessa forma, se até rivalidades centenárias são esquecidas porque preocupar-se com sobral? Acredite, temos muito mais com o que se preocupar.
    Segundo censo do IBGE/2010 a população de Juazeiro do Norte é 259.936 habitantes, em todo o Cariri são mais de meio milhão de habitantes, o que justifica o HRC ser quatro vezes menor que o HRN (estamos longe da capital e de seus hospitais incríveis e da imensa rede hospitalar de sobral) não é mesmo??? Apesar disso, o pólo de saúde de Barbalha, que é referência em qualidade, e nossas pequenas redes hospitalares dão de conta do recado (que impacto o HRC causou em Fortaleza?).
    O meio ambiente que me perdoe, mas indústria é importante para a economia, necessária nem tanto, afinal de contas Juazeiro do Norte tem o terceiro maior pólo calçadista do Brasil e não tem a maior indústria. A cidade é deveras urbanizada, quase 96%, poluição aqui não falta já saneamento... Problemas estruturais, conseqüência de sucessivas más administrações, pois os bons políticos daqui já se aposentaram sim (os que ficaram pode levar, faz falta não) e não temos um governador.

    ResponderExcluir
  9. Continuação...

    Realmente o Cariri não está próximo a nada, as outras cidades é que estão próximas ao Cariri. Não estamos próximos a uma imensa e linda chapada, nem a primeira floresta nacional, nem ao único Geopark das Américas, nós os temos. Por Missão Velha passará a Transnordestina para escoamento de nossas indústrias e avanços virão com o tempo. Ora, Crato tem Diocese e falar de religião é um pouco injusto, o que são 3 milhões de romeiros por ano, quem é Padre Cícero, onde fica a Meca dos nordestinos???
    Crato tem parque de exposições, Juazeiro do Norte também. Este além de tudo é pólo universitário (9 universidades), a URCA de tão importante se estende por todo Cariri, FMJ – Estácio uma excelente faculdade de medicina e claro, UFCA já em implantação e com vários campi (sediada em JN, destaque para medicina em Barbalha e agronomia no Crato), CEFET, IFCE, além de outras particulares.
    Contamos com o primeiro shopping do interior cearense, desde 1997, que se encontra em expansão para tornar-se o maior do interior do Nordeste (para combinar com a cidade), um open mall e um segundo shopping de grandes proporções já em construção. Quem lê o Diário do Nordeste viu há alguns meses um artigo sobre o corredor automotivo que é a Avenida Padre Cícero: “A revenda Kia em Juazeiro do Norte fica no principal corredor automotivo da cidade, a Avenida Padre Cícero vizinho a Jodiesel (...). Além de Hyundai, Mitsubishi, Toyota, Citroen, Chevrolet, Ford, Fiat, Honda – Motos e automóveis, Volkswagen – caminhões e automóveis, Mercedes – Benz, há ainda um disputado mercado de multimarcas a ser incrementado pelo futuro Shopping do Automóvel (mais um...) na famosa terra santa. As próximas a serem inauguradas por lá serão Peugeot, Renault e Nissan.” Claro, comércio é nosso forte e as multinacionais perceberam isso, Carrefour e Wallmart já garantiram sua fatia do mercado caririense e expandem os negócios, Maxxi inaugurando e Extra ainda em expeculação.
    Cariri é progresso, mas também não é um mar de rosas, afinal, lugar nenhum é.
    Sobral é uma grande e bela cidade com um iminente desenvolvimento e boa infraestrutura, outras cidades lutam por isso, um pouco de concorrência é saudável mas, não esqueçamos que trata-se de concreto e asfalto e somos pessoas, iguais, irmãos e como tal temos direito a dignidade e qualidade de vida, o único propósito de tudo isso.

    Então, olha para o céu e veja quem brilha mais se é a estrela ou a constelação...

    ResponderExcluir
  10. Não conheço Sobral mas também não torço contra. Um estado forte deve possuir várias cidades importantes. Publiquei a postagem não para protestar contra os investimentos da zona norte, e sim para refletirmos como as más administrações dos municípios do Cariri nos trazem prejuízos e perdas de oportunidades. Estamos bem sim, não precisamos ter inveja de ninguém, mas bem que poderíamos avançar mais em diversas áreas...

    ResponderExcluir
  11. Que bom ver o meu Cariri crescer. Sou de Juazeiro, moro em Sobral, onde faço faculdade de tecnologia de construção civil. Bem, justamente por estar nessa faculdade, posso dizer que conheço muitos projetos que devem tornar Sobral bem verticalizada nos próximos anos, capitaneados pela TGC engenharia, CCN e Cameron Construções. Mas, e daí? Não podemos torcer contra outras cidades do Ceará. Façamos valer a força do interior cearense. Chega de um estado de interior pobretão e uma capital riquíssima. Não sou o único juazeirense que mora em Sobral. Há outros que vieram pra cá e venceram na vida. Abriram empresas, constituiram famílias e amam Sobral. Porem, não deixaram de amar nosso Juazeiro. Que Quixadá tambem econtre seu caminho, Itapipoca, Iguatu, Orós...

    ResponderExcluir
  12. Mas o que é que é isso, sr. W? Eu disse que não estava desconhecendo o potencial de Juazeiro, mas apenas quis lembrar que mesmo com todo esse potencial aqui não tem nenhuma liderança de vulto e que isto acarreta discrepâncias, como o fato do HRC ser muito menor que o da zona norte. E disse - ou quis dizer, já que ninguém entendeu - que em nosso contexto, ainda, injunção política e progresso econômico caminham juntos. Veja o estado de PE, p.e. E ainda disse que não sei se isto seria o caso de JN. Será que eu terei que desenhar? Vai ser um pouco complicado traçar linhas no lugar de palavras, pelo menos para mim. Eu peguei carona na intenção no dono do blog em "refletirmos como as más administrações dos municípios do Cariri nos trazem prejuízos e perdas de oportunidades". Pelo menos tentei entrar no espírito dele mas algumas pessoas, como o próprio sr. W e um anônimo sem escolaridade, reagiram da forma ufanista com que tentaram me acusar.


    O sr. W tem que aprender a ler as coisas direito antes de ter um destampatório.

    Admiral
    Crato-CE


    aff...

    ResponderExcluir
  13. E o pior aconteceu: Sobral retornou a condição de maior PIB do interior do Estado, segundo divulgação do IBGE. E superou Juazeiro com uma folga de 500 milhões. (2 bi pra Sobral e 1,5 bi pra Juá) E não é só isso. Sobral ultrapassou tambem pesos-pesados do Nordeste e já é a 9º maior economia do interior do Nordeste. O CAGED também divulgou seus dados: Sobral tem hoje a maior quantidade de trabalhadores com carteira assinada, ultrapassando Maracanaú e perdendo apenas para a Capital. Por que não aproveitamos nosso potencial? Por que Sobral consegue? o que os políticos de lá fazem? Já nem aprecio mais ler o Diário do Nordeste. Semana passada, o caderno Regional informou que a Educação básica sobralense é a melhor do Nordeste e a 19ª do país. Tem o melhor Pib per capita. Na saúde, é a única cidade do Ceará com infestação zero pelo mosquito da dengue. A única. Em Juazeiro, segundo o mesmo diário, é alarmante. Fui em Sobral na semana passada, justamente para ermos a educação pública por lá em um trabalho científico da minha faculdade. Fiquei com inveja. Professor do municipio ganha melhor que do Estado. Estão construindo escolas de ensino integral. A cidade tá crescendo muuuuuuuito. Eu vi. Pensei que só aqui se constrói edificios altos. Lá tambem se constrói. Agora a prefeitura de lá vai construir o maior aeroporto do interior. Exigencia dos empresários, dizem eles. 100 milhoes a obra. Mas gostei de uma coisa dos sobralenses: eles amam Juazeiro e adminram muito minha cidade. Bom saber. Inclusive, quem me mostrou Sobral foi um juazeirense que trabalha na guarda municipal de lá. E que tem um salário 2 vezes maior que a guarda municipal daqui. Assim não dá....

    ResponderExcluir
  14. Ao Everado Martins, sobre dizer que Sobral perdeu o posto de maior PIB do interior: você viu as diviulgações do IBGE? Sobral agora é o 9º maior Pib do Interior do Nordeste. E deverá se tornar a 6 maior economia do interior nosdestino em 2012, com a instalação do polo metal mecanico, porto seco e um aeroporto com estrutura padronizada segundo a Infraero (só 100 milhoezinhos de reais). Tá achando pouco? Precisamos de industrias, que deixam dinheiro aqui, e não só de lojas, que levam toda a nossa renda embora. Sobral tá fazendo certo, indo atras de industrias. As lojas podem vir depois. Ao anônimo que falou que as industrias vão a Sobral por causa dos incentivos, vou te dizer: em Juazeiro, a industria que vier pra cá recebe 75% de desconto no ICMS. Em Sobral é 50%. Por que elas não vem pra cá? Há incentivos fiscais aqui. E muitos: terreno, isenção de IPTU, e desconto no ICMS. Indsutria gera emprego e melhora renda. Não é a toa que em Sobral há mais veículos por habitante do que em Juazeiro. Eles ganham melhor. Onde há indústrias, há melhora no padrão de vida. Vide São PAULO, Rio, etc..

    ResponderExcluir
  15. Pois é, lá se estruturam as bases, que acarretará em crescimento contínuo e ordenado. Por aqui se apagam "incêndios", ou seja, aparecem demandas por investimentos privados e depois de muito tempo o governo faz uma pequena ação para a cidade se adequar um pouco. Educação péssima, saúde idem, infraestrutura capenga. Nosso potencial fica só no potencial mesmo. Mania de se nivelar por baixo. Devemos pensar alto como os sobralenses, e não ficar apenas festejando o tempo todo. Um dia a bolha estoura...

    ResponderExcluir
  16. Olha o que achei num site de Sobral:
    "O Prefeito Veveu e o Secretário da Educação reuniram nesta sexta-feira, 16 de dezembro, às 9h, no Centro de Convenções, professores e membros dos núcleos gestores das escolas da rede pública de ensino do Município para anúncios sobre ações da Prefeitura para a valorização do magistérios e melhorias no setor.
    O Prefeito anunciou o abono salarial para professores, diretores, vice-diretores, coordenadores e secretários escolares, no valor de R$ 2.772,00. O secretário Júlio Cézar apresentaou a criação da carga horária do professor com 20% sem aluno como incentivo ao estudo, planejamento e formação e o incentivo salarial para professores orientadores por área.
    O anúncio do aumento do valor da premiação do Projeto Escola de Sucesso também foi feito pelo durante a reunião. A premiação para professores passou a ser de R$ 1.400,00; para diretores o valor aumentou para R$ 2.000,00 e coordenadores e vice-diretores receberão R$ 1.700,00. A premiação é feita às escolas que atingiram todas as metas estipuladas pelo município em 2011."

    Entendeu humberto Maciel, porque em Sobral a educacação é exemplo para o país?
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês