domingo, 22 de setembro de 2013

Icasa: Espelho de Juazeiro do Norte!




Certa vez no Colégio Contato de Recife, onde estudei parte do antigo 2° grau (atual ensino médio) na década de 90, meus colegas decidiram organizar uma gincana. Uma das etapas desta gincana era vestir a camisa de seu time de futebol em determinado dia da semana. Ao chegar a ocasião, apareceram uniformes de Flamengo, Santos, São Paulo, dentre tantos outros times importantes, e, claro, com a predominância absoluta dos clubes pernambucanos.

Como futebol para mim se resumia à seleção brasileira, eu não possuía camisa alguma. Mas na mesma sala estudava meu primo daqui de Juazeiro. Ele “ousou” vestir a camisa do desconhecido Icasa. Imaginem a gozação e a chacota! “Icasa? O que é isto? Olha só que nome esquisito!” – falavam todos às gargalhadas.

Da mesma forma, quando eu mencionava a nossa cidade, eles imaginavam que Juazeiro possuía apenas a estátua do Pe. Cícero numa praça central com algumas casas em volta! Não os culpo, pois as notícias relacionadas ao interior nordestino sempre enfatizaram a seca e a miséria.

Contudo, parte do interior se desenvolveu e se fez aparecer no cenário nacional. Hoje muitos pernambucanos se dirigem a Juazeiro do Norte para estudar em suas faculdades, para fazer compras em seu grande comércio, e até em busca de um tratamento de saúde.

Embarcando na carona do crescimento, o Icasa também conquistou projeção no futebol brasileiro devido às suas participações na Série B. Agora dificilmente os recifenses não conhecem o Verdão do Cariri, pois já encaramos e vencemos várias vezes os três grandes times da capital: Santa Cruz, Náutico e Sport. Neste momento, o Icasa faz ótima campanha e se encontra em 5° lugar na tabela de classificação. Alguns torcedores sonham até com o acesso para a divisão principal.

No entanto, assim como Juazeiro deve se preocupar com suas deficiências de infraestrutura, como a falta de saneamento e o gargalo no trânsito, o Icasa precisa aproveitar a boa fase para incrementar seu patrimônio estrutural e de organização, porque o edifício do sucesso só se sustenta com bons alicerces.

Juazeiro do Norte e Icasa são espelhos um do outro, mesmo com limitações e deficiências, conseguem superar todos os prognósticos contrários a partir de seus esforços individuais e coletivos, resultando em manchetes positivas disseminadas para todo o Brasil!

Paulo Leonardo Celestino

5 comentários:

  1. Parabéns ao nosso Verdão do Cariri, orgulho de ser Cearense, Orgulho de ser Juazeirense........... Mesmo que não chegue so acesso, ja é um time vencedor.

    ResponderExcluir
  2. Vimos o Icasa com tudo colocar em torno de 200 pessoas no último domingo no Romeirão. E obter uma renda de R$ 2.400,00. Muita gente se diz icasiano, mas não comparece nos jogos, e consequentemente não ajuda o clube. As principais receitas do futebol, são: 1- Televisão ( O Icasa tem cota); 2- Patrocinadores ( O Icasa não tem, por exemplo, o patrocínio da Caixa, o ASA de Arapiraca tem, poderíamos ter patrocinadores locais como Cajuína, Singer, Grendene, Nassau, etc...); 3- Rendas de bilheteria ( já comentamos), 4- Marketing (a marca ICASA está em alta pode-se vender mais produtos, ampliando a linha: camisas, jaquetas, bonés, chaveiros, etc...)

    Vamos torcer e vamos ajudar o Verdão, e para ajudar é preciso por a mão no bolso: pagar ingressos, apoiar o clube em todos os sentidos...

    ResponderExcluir
  3. para quê ampliar o Romeirão, se a torcida não comparece? Como subir para Série A, se a CBF não vai deixar jogar no Romeirão, neste caso o Verdão teria que jogar no Castelão em Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente se o Icasa conseguir a façanha de subir para a Série A não jogará um único jogo sequer no Romeirão. Quando tiveram a chance de ampliar o estádio, terminaram perdendo a verba. O governador prometeu construir um estádio novo, mas agora só pensará na Copa. A prefeitura não terá competência para realizar a ampliação em curtíssimo tempo!

      Excluir
  4. o Salgueiro chegou a Série B mas não pode jogar uma só partida na cidade, adotarão Paulista-PE como sede. Mas a cidade se encarregou de corrigir esta falha e construir um novo estádio, JN têm um projeto que o ex-prefeito não teve competência de concretizá-lo e o atual não tem humildade de aproveitar o pouco trabalho desenvolvido pelo seu antecessor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês