sexta-feira, 10 de agosto de 2012

TV Cidade Juá: Juazeiro do Norte, terra da superação!

Nunca estudei a história de Juazeiro do Norte nas escolas por onde passei. Sempre ouvia falar de lançamentos de livros, mas por um motivo ou outro deixava passar em branco. Mas como nunca é tarde para se aprender, decidi finalmente conhecer a história de minha própria cidade. E como ela é fascinante! Li o livro de Paulo Machado "A Marcha da Insurreição". Recomendo. 

Agora sei com detalhes que a verdadeira data de independência de Juazeiro do Norte foi no dia 30 de agosto de 1910. Quase 01 ano antes da declaração oficial, os juazeirenses decidiram por eles mesmos que não pagariam mais impostos municipais ao Crato. Juazeiro já era 02 vezes maior que Crato, mas os políticos da Princesa do Cariri e de Fortaleza teimavam em não elevar Juazeiro para município.

Fiz então este vídeo especial contando um pouco da história de Juazeiro do Norte, e como nossa cidade conseguiu superar tantas injúrias e difamações! De modo algum desejo despertar antigas rixas entre Juazeiro e Crato. O contexto histórico era outro. Hoje somos uma tríplice cidade numa só! Mas o passado é importante para valorizar nossos heróis e para construirmos um futuro de muito progresso!

Aproveito para sugerir ao futuro prefeito e vereadores a obrigação do ensino de nossa história nas escolas públicas e particulares. Temos muitos autores valiosos como Renato Casimiro, Daniel Walker, Paulo Machado e Geraldo Barosa. É preciso levar suas obras para nossos jovens!

O vídeo está no link "Vídeos de Juazeiro" na barra direita do blog, espero que gostem!



2 comentários:

  1. Parabéns Paulo, belo video! Uma verdadeira aula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é apenas uma pequena contribuição diante de tantas obras magníficas de nossos autores e estudiosos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês