sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Iu-á hotel realiza ações para valorizar o Geopark Araripe como destino turístico nacional e mundial



No próximo dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, o iu-á hotel, localizado em Juazeiro do Norte (CE), irá realizar uma série de ações com o objetivo de promover o Geopark Araripe como destino turístico nacional e mundial. Na ocasião, o empreendimento reunirá, entre os convidados, prefeitos e secretários de turismo dos seis municípios nos quais se inserem os nove geossítios do geoparque caririense: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. “Nosso principal objetivo é fomentar o turismo na região e reforçar junto ao trade essa região de incalculável riqueza do ponto de vista geológico e paleontológico”, informa Luciana Alencar, diretora do iu-á hotel.
O evento servirá para apresentar as seguintes iniciativas:


Sala Geopark
O iu-á hotel irá inaugurar a Sala Geopark em suas dependências. Dezesseis fósseis encontrados na região foram cedidos como empréstimo pelo Museu de Paleontologia/Urca para compor o ambiente, que servirá como um museu, reunindo também informações sobre todos os nove geossítios que compõem o Geopark Araripe. O espaço será aberto à visitação dos hóspedes e do público em geral com o intuito de fomentar o turismo nos geossítios, colaborando com a cadeia produtiva da região. Para isso, o hotel contará com um guia das 7h às 17h para fornecer informações aos visitantes.

Doblossauro
O veículo Doblô, especialmente adaptado para receber um enorme pterodactilo, um réptil voador da ordem dos pterossauros, na parte superior, será utilizado nos passeios guiados pelo Geopark Araripe. Batizado de “Doblossauro”, o carro foi apresentado ao público cearense durante uma semana com passeio na Avenida Beira-mar, exposição na SJ Administração de Imóveis e, posteriormente, no Shopping Del Paseo, entre os dias 18 e 21 de setembro, e agora fará parte dos roteiros turísticos pela região. Mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo estão no Geopark Araripe, por isso, a escolha deste animal para simbolizar a iniciativa. O objeto foi confeccionado pelo Circo Tupiniquim e recebeu acabamento do grafiteiro Narcélio Grud.

Videoconferência com geoparques mundiais
Ainda no dia 27, o Geopark Araripe será apresentado a geoparques mundiais, pertencentes a Global Geopark Network (GGN), que reúne cerca de 100 geoparques nas mais variadas localidades do globo. O Geopark Araripe é o único do Brasil presente na lista, além de ter sido o primeiro da América Latina a ser reconhecido pela entidade.  O objetivo é mostrar as riquezas dos geossítios do Araripe a fim de promover a região aos parceiros, que têm o costume de indicar novos destinos aos geoturistas. A apresentação será feita por Demétrio Jereissati, diretor-geral do iu-á, e pelo vice-reitor da Urca, Patrício Melo.

Passeios guiados
Os turistas do Geopark Araripe também contam com guias bem preparadas, capazes de contar a história e apresentar as peculiaridades da região. O iu-á, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), investiu na capacitação de quatro jovens do Cariri, que agora estão aptas a revelar as singularidades dos geossítios do Araripe: Jessica Pinheiro, Ravenna Monte, Cícera Santos e Vera Lúcia Torres, que também participou de um benchmarking na Chapada Diamantina. Elas estarão à frente dos passeios guiados, que terão oito roteiros pré-definidos:
Barbalha – Ecoturismo: o roteiro inclui Geossítio Riacho do Meio, Sítio Pinheiros, Trilha Picoto do Balneário do Caldas e Alto do Leitão.
Barbalha - Histórico-cultural: será possível visitar o Centro Histórico da Rua do Video, a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Estação Ferroviária.
Juazeiro do Norte – Histórico-cultural: O roteiro inclui a Praça Padre Cícero, o Memorial Padre Cícero, o Luzeiro da Fé, o Geossítio Colina do Horto, o Museu Vivo do Padre Cícero, a Lira Nordestina, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, o Seu Lunga, o Mercado Central e o Restaurante Coisas do Sertão.
Juazeiro do Norte – Histórico-religioso: são atrações neste passeio o Memorial Padre Cícero, a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Museu do Padre Cícero, a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, o Luzeiro da Fé, o Geossítio Colina do Horto, a Trilha do Santo Sepulcro, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza e o Restaurante Coisas do Sertão.
Missão Velha – Histórico-cultural: fazem parte do roteiro o Geossítio Cachoeira de Missão Velha, o Cânion, a Floresta Petrificada do Cariri, a Estação de Ferroviária, a Igreja de São José e a Fibrarte.
Nova Olinda – Histórico-cultural: o visitante conhecerá a Ponte de Pedra, o artesanato mineral em Pedra Cariri / Pedra sobre Pedra, a Fundação Casa Grande / Memorial do Homem Kariri, o mestre Espedito Seleiro, a Agrofloresta e o Centro de Artesanato Antônia do Ó.
Santana do Cariri – Ecoturismo: o roteiro inclui o artesanato mineral em Pedra Cariri / Pedra sobre Pedra, o Museu de Paleontologia, o Geossítio Pontal da Santa Cruz e o Vale do Buriti / Azedos.
Santana do Cariri – Histórico-cultural: além dos locais acima, será possível visitar ainda o Casarão do Coronel Felinto da Cruz Neves, a Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana e a Euroville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês