domingo, 11 de dezembro de 2011

Plebiscito sobre divisão do Pará acontece hoje, história bem semelhante...

Começou às 9h (horário de Brasília) a votação do primeiro plebiscito na história do país que pode definir a divisão de um Estado. Os 4,8 milhões de eleitores vão decidir se aceitam que o Pará seja dividido em três partes, dando origem a Carajás e Tapajós. As seções eleitorais estarão abertas até as 18h (horário de Brasília). O voto é obrigatório para todos os eleitores com título registrado no Estado.


Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a eleição do Pará conta com 17.917 urnas. Apesar das dificuldades logísticas do Estado, o resultado do plebiscito deve ser conhecido até as 22h de hoje (horário de Brasília), segundo estimativa do tribunal. De acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada na sexta-feira (9), 65% dos eleitores não querem a criação do Carajás, e 64% são contra a separação do Tapajós.

A divisão do Pará é um pleito antigo de regiões distantes da capital Belém, áreas com vocação econômica, composição populacional e cultural muito distintas. Para os defensores da criação dos novos Estados, a divisão só confirmaria diferenças que já existem. Segundo os separatistas, o atual tamanho do Pará, 1,24 milhão de quilômetros quadrados, dificulta a gestão e limita o desenvolvimento de regiões que estão longe da capital. Os críticos da separação, concentrados na região metropolitana de Belém, argumentam que a divisão criaria Estados deficitários.
Fonte: UOL.
Nota: História bem parecida em relação à criação do estado do Cariri, tanto nos argumentos a favor e aos contras. E então, qual a sua opinião? Seria viável, a nossa redenção, ou o surgiria um estado pobre e nanico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês