sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Estamos próximos do rodízio de veículos?



Hoje no programa Jornal da Tarde da FM Pe. Cícero foi abordado, por João Hilário e Murilo Siqueira, um assunto bem palpitante em respeito ao trânsito de Juazeiro do Norte. Com uma frota em crescimento exponencial e com a movimentação comercial, empresarial e estudantil envolvendo inúmeras cidades do Cariri, de Pernambuco, Paraíba e Piauí, a movimentação de veículos na terra do Pe. Cícero vai ficando cada vez mais caótica.


Para piorar, as ruas centrais são estreitas e os vários prefeitos que chegaram ao poder não fizeram absolutamente nenhuma intervenção para alargar ou abrir novas ruas e avenidas. Atualmente se aposta tudo no Anel Viário e se busca a transferência de responsabilidade para o governo do estado. Com a velha desculpa que o município não tem dinheiro para tocar as obras sozinho, todas as intenções não avançam e se transformam em palavras ao vento ou meros projetos.

Diante da falta de ação do poder público, o caos vai aumentando. Ruas abarrotadas de carros, motoristas estressados, inexistência de vagas para estacionar. Isto sem contar com o período das romarias...

Com tudo isto, segundo João Hilário, brevemente chegará a necessidade de implantação do rodízio de veículos para circular na cidade. Tipo São Paulo. Em cada dia só é permitido circular determinada numeração de placas. Francamente este assunto nunca tinha passado pela minha cabeça, mas fatalmente será mais uma dura realidade a ser enfrentada.

Afinal, se em cidades onde se constroem túneis, viadutos, largas avenidas, e mesmo assim estas obras servem apenas como paliativo, imaginem em Juazeiro do Norte, lugar com nenhuma ou pouquíssima intervenção.

7 comentários:

  1. Apesar de todos o problemas acho pouquíssimo provável esse rodízio aqui em Juazeiro. Outras grandes cidades tem problemas piores que o de Juazeiro e nunca foi implantado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, mas acho que João Hilário levantou esta hipótese diante da falta de ações do poder público, o que poderia levar ao completo caos no trânsito em médio prazo.

      Excluir
    2. Deveria ser aberto mais linhas de ônibus dentro de Juazeiro, assim como ligação dos bairros do crajubar.

      Excluir
  2. Ações voltadas para o transporte coletivo ajudariam bastante. Melhorar a qualidade no serviço seria um incentivo para mudar o hábito das pessoas de irem ao trabalho de carro etc.

    ResponderExcluir
  3. Correto, precisamos de melhores ônibus e linhas inteligentes que englobem faculdades, indústrias, shoppings, tudo isso pagando apneas 01 passagem, tipo uma linha Circular. Assim como linhas que integrem Juazeiro - Crato - Barbalha, tipo "Franciscanos - Pimenta". As paradas também devem ser melhoradas, com um abrigo decente. O Trem do Cariri também deveria ser ampliado dentro de Juazeiro do Norte, interligando os bairros populosos. Terminais de integração entre ônibus, trens e vans são necessários.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Paulo. Ações como essas podem reduzir os problemas no trânsito da cidade. A grande questão é: Quando teremos projetos como esses na mesa sendo discutido e em execução.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês