sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Romaria: Desfile dos ônibus, vans e caminhões!

Procissão dos ônibus na romaria de setembro em Juazeiro do Norte.
Procissão dos ônibus na romaria de setembro em Juazeiro do Norte.

Uma das maiores atrações da romaria de N. S. das Dores em Juazeiro do Norte certamente é a procissão dos ônibus, caminhões e vans que trouxeram os romeiros das mais variadas cidades do Nordeste.

Os veículos desfilam ornamentados pelas ruas e avenidas da cidade na véspera do encerramento da romaria. O carro mais bonito ganha um prêmio oferecido pela prefeitura.



Procissão dos ônibus na romaria de setembro em Juazeiro do Norte.
Procissão dos ônibus na romaria de setembro em Juazeiro do Norte.

O desfile tinha início no Triângulo, percorria a Av. Castelo Branco, Rua São Benedito e Rua do Cruzeiro até chegar à Basílica. No caminho a meninada disputava os doces oferecidos pelos romeiros. Grande predomínio de romeiros vindos de Alagoas.

Crianças disputavam os doces.
Crianças disputavam os doces.
Aguardem um novo vídeo do Cidade Juá com as imagens da grande romaria de Juazeiro do Norte!

As romarias de Juazeiro do Norte constituem num grande fenômeno. Para nós, que residimos por aqui, pode parecer normal, mas aos olhos de quem conhece pela primeira vez é um verdadeiro espetáculo. Confiram o depoimento da Prof. Mônica Nóbrega, minha esposa. Paraibana, vai se encantando dia a dia com todo o Cariri:

Recém chegada ao Cariri Cearense hoje tive a oportunidade de vislumbrar uma das maiores manifestações de Fé e Devoção já vistas. Refiro-me a procissão de carros que faz parte da romaria de setembro, de Juazeiro do Norte. O momento faz parte da Romaria que celebra o dia de Nossa Senhora das Dores.
Na visão de quem lida com o literário, com a arte, com a LITERATURA de uma forma particular foi um momento ímpar! O desfile do ônibus, carros, vans, paus-de-arara é um espetáculo para TODOS os olhos. Independente do credo, religião. O que vemos são rostos marcados pelas adversidades naturais, senhores, senhoras, crianças que, em condições pouco favoráveis, pois alguns são trasportados em paus-de-arara, seguem viagem dezenas, centenas de quilômetros e aqui chegam, na morada do "Padim Padre Ciço". Apoteose de sentimentos, amor pelo próximo. Parabéns a essas pessoas simples, exemplos de que o AMOR é o bem maior! Os romeiros vão e nos ensinam que o amor é sentimento para ser vivido, e não apenas conceituado, dito, mostrado... Amemos uns aos outros, então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês