quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Praça Pe. Cícero não é rato de laboratório




Coração da cidade. O local onde foi dado o grito de liberdade de Juazeiro do Norte. Onde as famílias costumavam se encontrar, a turma da terceira idade colocar o papo em dia, a juventude a paquerar... A Babel nordestina em tempos de romaria. Esta é a nossa Praça Pe. Cícero.
Nas últimas décadas, tem sido alvo de inúmeras reformas. A cada prefeito novo, pelo menos 01 reforma sem o devido planejamento, sem respeitar a tradição. Como resultado de caprichos pontuais, foi agredida e desconfigurada. Desde estátuas gregas até pneus coloridos. Chegou-se a cogitar um estacionamento subterrâneo! A praça símbolo de Juazeiro do Norte foi transformada em rato de laboratório, vítima de várias experiências que não respeitaram o nosso cotidiano e a nossa história.
Agora é anunciada uma nova reforma. De acordo com o noticiário, pretende-se um resgate aos seus tempos áureos. A praça recuperará sua configuração dos anos 60, assim como todo seu entorno ganhará nova urbanização. Nosso Centro é um verdadeiro caos. Esgotos, trânsito intenso, calor exacerbado por falta de arborização, locais públicos beirando a cortiços, como o terminal intermunicipal.
Humanizar áreas outrora desgastadas é uma tendência mundial. Juazeiro do Norte ganharia um grande centro de convivência. Toda a população e os visitantes aguardam este resgate.
O coração da cidade sofre, mas ainda resta um sopro de vida!


Paulo Leonardo Celestino

4 comentários:

  1. Gostei da ideia de arrancar o asfalto e colocar bloquetes. Pode até ser que amenize o calor. Sou contra o número indiscriminado de ambulantes e da venda de alimentos na praça sem nenhum disciplinamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficará com uma paisagem mais humanizada. Como verdadeiro coração da cidade.

      Excluir
  2. A ideia de nostalgia deve acontecer com várias gerações, que já viram na praça um ponto de encontro com início de namoros que resultaram em casamentos e família. Hoje a prostituicao intristece a estas pessoas

    ResponderExcluir
  3. Com o Shopping e polo gastronômico da Lagoa Seca, houve um apartaid na nossa sociedade que até então frequentavam aos mesmos lugares: ricos e pobres. Gosto mesmo da Rua São Paulo, na altura da Mercado Senhora Santana, outro polo que começou e sobrevive com muita dignidade

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês