terça-feira, 3 de julho de 2018

Lembrança do concreto



1988. Eu tinha 11 anos. A grande maioria de meus alunos nem imaginava nascer. Mas naquele ano aconteceu a inauguração do Memorial Pe Cícero. Era um tempo em que se pensava na modernização de qualquer maneira. Praças históricas eram totalmente transformadas simplesmente porque eram velhas. E casas tradicionais destruídas para as ruas se tornarem mais largas! Pois foi com esse pensamento que aconteceram as reformas das ruas Conceição e São Francisco. Era preciso abrir espaço urgente naquelas ruas tão estreitas. Até o presidente José Sarney iria passar depois da inauguração do Memorial! Eu lembro dele passando sentado dentro do ônibus!
Poucos meses depois da reforma, a rua São Francisco ganha o terminal rodoviário. De início até serviu como algo organizado, mas com o passar do tempo foi transformado em mais uma estrutura caótica do Centro de Juazeiro.
Há poucos dias passei a pé por ele. Agora está desativado e será demolido. No seu lugar está prometido um espaço de convivência para a população, inclusive com barzinhos. É uma tentativa de resgate. Uma tentativa de humanização do Centro a partir da Praça Pe Cícero. Tomara que dê certo!
Modernizar é algo natural. Mas preservar a essência, a memória, a alma... é primordial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês