domingo, 5 de agosto de 2012

O vacilo dos atletas olímpicos e o investimento dos municípios

Poucos campeões suportam a pressão das Olímpíadas


                Neste período de 27 de julho a 12 de agosto estão sendo realizadas as Olimpíadas em Londres. As atenções se voltam para a disputa dos atletas brasileiros por medalhas, especialmente as douradas. Mas, pelo menos na primeira semana de competição, o país vem assistindo a uma sucessão de erros e vacilos de seus representantes. Por que isto vem acontecendo de forma tão intensa?


                Podemos pensar em algumas hipóteses. Uma delas seria que os atletas brasileiros estão sentindo o peso da responsabilidade de obter bons resultados, principalmente pelo fato das próximas Olimpíadas serem no Rio de Janeiro. Muitos deles tiveram o privilégio de realizar bons treinamentos ao longo dos 04 anos de ciclo olímpico, mas mesmo assim estão falhando na hora “H”.

                Grandes campeões que fraquejam no momento decisivo não são exclusividades do Brasil. No entanto, países como os Estados Unidos e China possuem muito mais atletas de elite, e com isso, se algum indivíduo falhar, logo outro poderá suprir a lacuna. Já o Brasil deposita todas as esperanças em poucas pessoas. Alguns atletas suportam a pressão, outros não.

                Esta situação é fruto da realidade na qual vivenciamos. O esporte olímpico não é massificado. Olhemos para nosso próprio município. Onde estão as piscinas, as pistas de atletismo e os jogos inter-escolares? Não possuímos! Aliás, só em grandes centros como São Paulo e Rio existe alguma estrutura de suporte. E a grande maioria das famílias não têm condições financeiras para bancar a preparação de seus filhos numa cidade distante.

                Também não se trata de apenas formar campeões olímpicos. Crianças e jovens despertam com as atividades esportivas o companheirismo, o civismo e a disciplina. E terminam ficando longe das drogas e criminalidade. Mas como não há incentivo na imensa maioria dos municípios brasileiros, imaginemos a quantidade de talentos que deixamos escapar!

                O Brasil só será uma potência olímpica quando o investimento começar na base, ou seja, nos municípios. Aí sim teremos o “direito” de exigir as medalhas de ouro!

Dr. Paulo Leonardo Celestino
Cirurgião-dentista

5 comentários:

  1. Parabéns pela matéria Paulo. Disse tudo!

    ResponderExcluir
  2. Melhor texto que li a respeito do assunto até agora... Parabéns..

    ResponderExcluir
  3. Agora fica a pergunta aos candidatos.
    Quem deles irá investir no esporte?
    Algo louvável foram as academias da cidade. FATO!

    No entanto, outras áreas precisam ser contempladas como (Jogos escolares, bolsa atleta, etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora estão preocupados apenas em demonstrar quem "carrega" mais gente nas caminhadas e carreatas. Proposta mesmo... NADA!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês