quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Requalificação das ruas com nomes dos heróis juazeirenses

Rua Alencar Peixoto no Centro de Juazeiro do Norte.
Rua Alencar Peixoto no Centro de Juazeiro do Norte.

Com o passar dos anos, Juazeiro do Norte pouco se preocupou em preservar suas construções históricas. Como resultado, vários casarões foram demolidos e quase nada do Juazeiro original ainda existe. Em relação aos personagens históricos, devemos ter cuidado redobrado no sentido de preservar suas memórias para as novas gerações. Vamos então fazer um teste:

Você certamente sabe onde fica a Rua Alencar Peixoto. Uma das ruas mais tradicionais de Juazeiro do Norte, ela se inicia próxima ao Mercado Central no Centro da cidade e vai até os arredores da Capela do Socorro, portanto, não é muito extensa. Mas você conhece a história do homenageado, que empresta o seu nome para a rua?

Trata-se do Pe. Alencar Peixoto, um dos heróis da emancipação de Juazeiro do Norte. Um dos grandes homens que lutaram ao lado do Pe. Cícero para conseguir a nossa independência. Ele foi o editor-chefe do jornal O Rebate, semanário juazeirense criado para simplesmente "rebater" as notícias do jornal Correio do Cariri dos "mandões do Crato"(como o Pe. Peixoto se referia ao Cel. Antônio Luiz e seguidores). Com seus artigos inflamados, O Rebate foi o instrumento de motivação do povo de Juazeiro em sua batalha. Enquanto o Pe. Cícero tinha espírito sereno e conciliador, Pe. Alencar Peixoto era revolucionário!

Rua Alencar Peixoto no Centro de Juazeiro do Norte.
Rua Alencar Peixoto no Centro de Juazeiro do Norte.

E neste sentimento, de preservar e valorizar cada vez mais a memória de todos que lutaram por esta terra, apresentamos uma sugestão para o futuro prefeito em 2013: a requalificação das ruas que levam consigo nomes de personagens históricos municipais.

As ruas José Marrocos, Alencar Peixoto, Dr. Floro, Pe. Cícero, dentre outras, merecem um tratamento especial. Calçadas padronizadas, excelência na pavimentação asfáltica, eliminação dos esgotos a céu aberto, placas com episódios históricos do homenageado ao longo da rua são algumas de nossas sugestões para estas ruas especiais.

Está certo que o Pe. Cícero é a referência maior, mas quem esteve ao seu lado também merece reverência. Sabemos que as comemorações do Centenário já se encerraram, mas nunca é tarde para se preservar e honrar o passado. Um povo sem passado é um povo sem alma.

Nota: Para maiores detalhes sobre a História de Juazeiro, sugerimos os livros dos autores Renato Casimiro, Daniel Walker, Paulo Machado, Geraldo Barbosa, dentre outros. Vale a pena ler.

2 comentários:

  1. Ótima proposta Paulo.

    Seria interessante que essa idéia fosse repassada para todos os candidatos (prefeitos e vereadores). O problema que vejo em nossa história não ser preservada é que Juazeiro sobrevive de muitos forasteiros. É uma pena encontrarmos poucos prédios históricos que contam a história de uma cidade tão importante no cenário brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos, quem quiser pode indicar este artigo nas páginas dos candidatos nas redes sociais!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês