domingo, 20 de dezembro de 2015

Orgulho romeiro



“Deus escreve certo por linhas tortas”. Foi assim que o Papa Francisco anunciou a reconciliação da Igreja Católica com o Pe. Cícero Romão Batista. Suas palavras, pronunciadas por meio de carta, emocionavam uma multidão no largo do Socorro em Juazeiro do Norte, que escutava atentamente. Olhos marejados.
O sentimento de orgulho de ser sertanejo paira no ar. Finalmente, depois de dezenas de anos sendo considerada uma massa de fanáticos, a nação romeira é reconhecida como rebanho da Igreja!
Papa Francisco cita o contexto social complicado da época do Pe. Cícero. E o exalta como instrumento humano de Deus. A prova disso está estampada na fé inabalável de cada romeiro.
Todas as peregrinações anuais, em carro pau de arara, o respeito aos mortos no dia de Finados, o carinho pelos ensinamentos do padrinho são qualidades citadas pelo Papa como obediência aos princípios da Igreja.
É o jeito simples do sertanejo de se manifestar sendo compreendido. Pode parecer diferente e exótico aos outros olhos, mas é autêntico!
Onde ele estiver, Pe. Cícero deve estar também com os olhos marejados de lágrimas pela felicidade e gratidão a todos os seus afilhados, pois foi graças à persistência da nação romeira a conquista desta reconciliação!

Deus escreve certo por linhas tortas. Viva os romeiros do Pe. Cícero!

Paulo Leonardo Celestino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês