quarta-feira, 19 de outubro de 2011

´Chuva do caju´ banha Municípios do Cariri

Do calor intenso de outubro à repentina fase chuvosa. O Cariri, desde o último fim de semana, que registra chuvas em quase todos os Municípios. As maiores precipitações aconteceram nas cidades de Barbalha, com cerca de 100 milímetros, e em Missão Velha, de 121mm. Segundo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mais chuvas poderão vir nos próximos quatro dias, mas precipitações isoladas nas próximas 24 horas e nebulosidade variável.

Moradores de Barbalha se assustaram com a quantidade de água. A "chuva do caju" como é conhecida nesta época, vem com bem menos intensidade. Normalmente a quadra de pré-estação se apresenta na segunda quinzena de dezembro. Algumas casas chegaram a ser invadidas por água e lama, principalmente nas áreas mais baixas da cidade. Segundo o morador Gilberto Temóteo, sua casa chegou a ser invadida pela água no último fim de semana, mas em virtude de ter folhas nos telhados. E foi o que aconteceu com muitas ruas onde há lixo acumulado, impedindo a passagem das águas nos bueiros. O morador afirma que só não chegou a ter inundação porque estava muito seco. Em outros pontos onde havia deficiência de drenagem também houve inundações. Em Crato e Juazeiro do Norte, alguns pontos, por conta da quantidade de lixo e lama, incomodaram os moradores.

A média de chuvas na região, segundo a Funceme, será de 70mm. O meteorologista do órgão, José Maria Bravo, explica que a massa de ar frio é arrastada do Sudeste para o Nordeste, vinda do extremo sul do continente, principalmente para Piauí, Maranhão e Bahia, não sendo muito comum chegar até o Ceará, mas as áreas mais atingidas no Estado são o Sul do Ceará e a Serra da Ibiapaba, com maiores precipitações no Cariri. "Não é comum acontecer chuvas mais intensas na região, mas é possível", diz ele. Isso não acontece em anos seguidos, mas nesses casos a frentes frias chegam mais rápido.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês