terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mudança no projeto do letreiro

Trecho de matéria da edição de hoje do Jornal do Cariri:

A Colina do Horto, onde se encontra estátua do Padre Cícero Romão Batista, ganhará um novo atrativo turístico em meados do ano de 2012.  O projeto prevê a instalação da frase: “Juazeiro Capital da Fé” - ao lado do monumento, de autoria do juazeirense  Aluísio Nery.  A frase terá 10 metros de largura, 10 metros de altura e 250 metros de extensão, que inclusive será maior do que a de Hollywood nos Estados Unidos.  A obra custará oitocentos mil reais, e já foi autorizada pelo Governador Cid  Gomes, através da Secretaria das Cidades.

Pelo que sabemos, a frase original era apenas o nome da cidade: Juazeiro do Norte. Sinceramente, prefiro a frase original. Seria para dar margem a uma eventual mudança do nome da cidade? Não concordo com isto, acabaríamos com um slogan que vem dando certo e projeta nossa terra: Juazeiro do Norte, terra do Pe. Cícero.

Outra questão: não seria melhor aplicar os oitocentos mil reais em obras de infraestrutura mais urgentes, como é o caso do Anel Viário? Juazeiro já possui um marco imponente mas que não serve para nada, falo do Luzeiro. Ou seja, dinheiro gasto em vão. 

3 comentários:

  1. Concordo em quase tudo que foi argumentado no artigo, principalmente no referido ao letreiro. Economicamente falando: o letreiro "Juazeiro Capital da Fé" é um ótimo slogan, entretanto, mantém a religião como único atrativo turístico da cidade; o letreiro "Juazeiro do Norte" com o nome já consagrado da cidade do Padre Cícero é um tanto inovador, apesar de imitar o cinematográfico americano, e por esse motivo diversifica o turismo local, atraindo não só romeiros como também curiosos interessados em conhecer a Hollywood nordestina. Além de tudo, a segunda opção ainda trás outro benefício - não deixa margem para a mudança no nome do município - outra idéia sem lógica alguma, que acarretaria o mesmo problema e, diga-se de passagem, de gosto duvidoso.
    Por outro lado, não sei se concordo ou discordo no que diz respeito ao dinheiro gasto na obra. É inegável a urgência do Anel Viário, porém, se bem explorado, o letreiro tornar-se-á um grande investimento dando margem para a criação do teleférico e trazendo desenvolvimento para aquela zona da cidade.
    Outro ponto a ser discutido é o Luzeiro. Como pode uma obra tão linda e grandiosa largada às moscas? Simples: má administração, o verdadeiro problema dessa terra. O dinheiro não foi gasto em vão, só não foi bem explorado (ainda). Um obelisco lindíssimo na área da cidade com maior potencial turístico e natureza exuberante poderia ser a maior e mais bela das praças: com dois campos de futebol, já existentes, espaço para lago, pista de skate, academia popular, lanchonetes ou até um restaurante, sorveteria, quiosques que ofereçam água de coco, e principalmente uma pista de Cooper para atender a centena de pessoas que faz caminhada ali todos os dias e os ciclistas. Também poderia ser a estação do teleférico, revitalizar o Rio Salgadinho entre outras possibilidades. Dessa forma, atenderia aos romeiros e a população juazeirense, ligando os principais pontos turísticos (Horto - Praça do Luzeiro - Mercado do Romeiro - Matriz) e incentivando o esporte e proporcionando qualidade de vida, respectivamente.
    Sabemos, contudo, que a área já vai ser utilizada: para a criação do estacionamento de ônibus. Deveras, é outra necessidade e, hilariamente, obra do centenário. Mas, estará correta a localização? Um estacionamento de ônibus em um lugar tão vanguardista e potencial?

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo comentário, com propostas muito bem argumentadas. Este é o propósito do blog: discutir propostas de desenvolvimento para a cidade sem paixões políticas. Acho que se a área fosse bem planejada teríamos espaço tanto para o estacionamento quanto para este parque proposto. Mas infelizmente planejamento é coisa rara por aqui. Continue opinando.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz com a repercussão do comentário, foi esse o propósito. Um pouco surpreso confesso, não esperava ler uma matéria sobre o luzeiro em todos os blogs da cidade. Muito bom ver que abraçaram minha idéia, melhor ainda saber que de alguma forma contribui para o desenvolvimento do Juazeiro (mesmo que de forma utópica). Prometo continuar opinando e gerando discussão... Em breve mais algumas propostas, grato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês