segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Homenagem internacional para Juazeiro: notícia e opinião

Do site Miséria:

No próximo mês, Juazeiro do Norte será homenageado em Paris pelos expressivos avanços obtidos no IDH medido nos últimos anos segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

É motivo de muito orgulho para todos os juazeirenses ter o nome da nossa cidade até em outros países pelo seu desenvolvimento em todos os aspectos.

De acordo com o prefeito Santana, esta é uma grande oportunidade de disseminar para o mundo inteiro a comemoração dos 100 anos da cidade, num momento histórico através do seu desenvolvimento. Ele destaca também que é uma forma do mundo conhecer muito mais a história, a fé e trabalho, que é levado daqui para o Nordeste, o Brasil e inteiro e o mundo como inspiração.

Na verdade, este será um momento importante para toda a população e admiradores da Terra do Pe. Cícero Romão Batista.

Leia na íntegra carta transcrita abaixo, recebida pelo Prefeito Manoel Santana:

Paris, França, 02 de janeiro de 2011
Ilimo. Sr. Prefeito de Juazeiro do Norte Manoel Raimundo de Santana Neto

Temos a grata satisfação de informar que a Comissão Municipalista do Institut Castro Alves de Paris decidiu homenagear a cidade de Juazeiro do Norte pelos expressivos avanços obtidos no índice de Desenvolvimento Humano medido nos último anos.

A homenagem acontecerá durante o seminário anual da instituição, para o qual convidamos V.Sa. a fazer uma exposição a propósito da atuação à frente de tão importante função.

No sentido de possibilitar a troca de experiências entre gestores públicos estaremos realizando dias 24, 25 e 26 de fevereiro/2012, em período que coincide com dias vazios da semana do carnaval brasileiro, o seminário A Cidade e o Mundo Encontro de Administradores Públicos França-Brasil, em Suresnes e Paris.

Paris é a cidade mais visitada do mundo, patrimônio universal de cultura e riqueza humana, vitrine para o turismo e negócios, capital da humanidade e da preservação da memória humana, devido aos seus museus e centros culturais.

Juazeiro do Norte é igualmente rica em diversidade humana e crescimento, ponto de apoio para a exploração sustentável do turismo em diversas direções. Tem a vocação natural para contatos com o exterior e o enriquecimento com diversidade de outros países.

E deve ter a memória preservada através de Museus e centros culturais, no qual pode colaborar a experiência da cidade que mais se destaca neste quesito no mundo.

Maiores informações através do e-mail institutcastroalves@gmaiI.com As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2012.

Solicitamos outrossim a gentileza de autorizar a fixação do cartaz do evento, en anexo, no mural da Prefeitura. Cumpre destacar que V.Sa. estará colaborando com a mais ativa, influente e importante instituição de divulgação da cultura brasileira no exterior onde vivem cerca de quatro milhões de brasileiros, que cultivam as raízes e contatos com seus familiares na terra natal, além de milhões de estrangeiros interessados em conhecer visitar e investir no Brasil.


Atenciosamente,
Wilson Silva – Presidente
Institut Castro Alves
78, Bd Diderot, Paris – France 75012
www.institucastroalves.com
institutcastroalves@gmail.c

Opinião Cidade Juá: Até uma entidade internacional homenageia Juazeiro do Norte, enquanto pelo governo federal e estadual nosso Centenário passou completamente esquecido. Seria interesssante, a partir deste evento, repensarmos o fator turismo. Sabe-se que o país investe muito no litoral, vende-se uma imagem de praias. Contudo, a participação do turismo no PIB é pífia. Logo, praia não é tudo. Que o diga Paris! Nossa região é riquíssima em cultura e ecologia. Façamos um passeio pela rodovia Crato-Barbalha via Arajara, é impossível não se encantar com a rica vegetação. Encantamento também proporcionado pela magia das romarias de Juazeiro do Norte, os fósseis de Santana do Cariri, e tantas outras atrações.

Claro que para recebermos turistas devemos ter infraestrutura. Neste quesito estamos evoluindo, mesmo com ações apenas pontuais. Já temos um comércio forte, uma rede hoteleira em expansão, um hospital de grande porte, organização de táxis, o aeroporto vai melhorando e até o governo estadual vem fazendo obras estruturantes, como a requalificação do Centro de Crato, o Centro Multiuso e o Roteiro da Fé em Juazeiro, e a requalificação do centro histórico de Barbalha, como também estradas de acesso aos seus balneários. 

Mas falta muito ainda: continuamos com os vergonhosos esgotos a céu aberto, poucas avenidas, mão de obra pouco qualificada para o turismo, etc. Mas nada impossível de se reverter. No setor infraestrutura dependemos totalmente da boa vontade do governo federal e estadual e de boas administrações municipais. Contudo, a partir de uma organização em todos os setores da sociedade, um plano de turismo em conjunto de todas as cidades caririenses pode ser traçado. Precisamos fazer ouvir nossa voz. Que o Brasil descubra o Cariri!


6 comentários:

  1. Por falar em desenvolvimento, hoje, através de um blog chamado Juametro, descobri que o Produto Interno Bruto (PIB) de Sobral continua maior que o de Juazeiro. Para quem deseja saber mais, aqui vai o link: http://juametro.blogspot.com/2011/12/geracao-de-riquezas-continua.html


    Verifiquei na chamada Wikipedia(onde qualquer um escreve o que bem vier a cabeça). Lá também consta que o PIB sobralense já vai na frente de Juazeiro do Norte. Não deixei de passar na página do IBGE e também constatei o fato. Alguém sabe que metodologia é utilizada e, se sim, como esta metodologia modifica os resultados?

    ResponderExcluir
  2. A título de curiosidade, os maiores PIB´s do Cariri cresceram apresentando os seguintes números, conforme o IBGE:

    Crato:
    1999:246.790
    2000:277.649
    2001:297.349
    2002:337.096
    2003:380.581
    2004:439.435
    2005:471.974
    2006:492.978
    2007:538.617
    2008:654.221
    *2009:726.944


    Juazeiro do Norte:
    1999:421.153
    2000:474.629
    2001:531.172
    2002:610.318
    2003:678.099
    2004:770.443
    2005:856.517
    2006:1.095.442
    2007:1.164.673
    2008:1.413.194
    *2009:1.595.504


    *último dado disponível pelo IBGE. Não vi o cálculo do IPECE. O PIB de Barbalha, em 2009, chegava a 361.385.

    ResponderExcluir
  3. Eu só queria saber como o PIB de Sobral é maior do que o de Juazeiro. Na primeira pesquisa q saiu pelo IBGE, constava q Juazeiro tinha maor PIB q Sobral; tempos depois modificaram os dados colocando Sobral com maior PIB em relação a Sobral; muito, muito estranho! Não acha?!
    Ai fica a pergunta: como Sobral tem maior PIB q Juazeiro, como?
    Conheço Sobral, lá não tem nada! população bem inferior q Juazeiro e numero de lojas e imprreendimentos bem pequenos. É bastante nítido q Juazeiro é bem maior q Sobral. Sinceramente acho que tem algo errado com esses dados do PIB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Pelo menos no que consta entre os anos de 2005 e 2009, o PIB sobralense vem se sustentando maior. Que primeira pesquisa vc se refere? Você acha que tem alguém de Sobral manipulando os dados do IBGE?(lol)

      Muito estranho uma cidade que não tem nada caminhar a passos largos para ser a referência de "produção de riqueza" no interior. De fato, em Sobral não tem "impreendimentos". Talvez apresente empreendimentos.

      __________________________

      Alguém, que pelo menos saiba escrever, sabe porque, diante da diferença de serviços entre uma e outra, o PIB sobralense continua um pouco mais alto? Seria a participação industrial? Eis uma boa pedida de tópico no blogue.

      Admiral
      Crato

      ps: para quem quiser os dados entre 2005 e 2009, eis o link

      http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2005_2009/tabelas_pdf/tab01.pdf

      Excluir
    2. Certamente a participação industrial sempre será decisiva. E sabemos muito bem para onde elas estão indo. Recentemente trafeguei pela Br 116 na Região Metropolitana de Fortaleza e vi como há uma diferença tremenda entre as outras regiões do estado. São indústrias grandiosas pipocando nas margens da rodovia.

      Excluir
  4. rapaz eu conheço sobral muito bem,lá é cheio de industrias ,mais juazeiro tem o dobro de residencias ,tem um grande polo calçadista,tem o dobro de concessionárias e lojas etc ,sem falar que o pib de juazeiro tem uns 30% informal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês