sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Por que não produzimos nossas próprias frutas e legumes?

 Verdes terras do Cariri pouco aproveitadas.

A nossa região do Cariri é atualmente abastecida pelos estados vizinhos, principalmente pelas cidades de Petrolina e Juazeiro BA, em relação aos produtos agrícolas, que agora serão comercializados na Ceasa. Mas por que nós mesmos não produzimos frutas e legumes? Vivemos numa terra seca e árida? Claro que não! Nossas paisagens fazem inveja em relação a qualquer região do Nordeste. Nossas terras possuem um solo muito bom, algo já afirmado pelo próprio governador em entrevista, e água não é problema. Teremos até o reforço da Transposição do Rio São Francisco. Até um curso de agronomia nós temos disponível. Mas a agricultura propriamente dita não deslancha, pelo contrário, atrofia. Um exemplo claro é a cultura canavieira, apesar do mundo inteiro estar investindo em novas fontes de combustível.

Se produzíssemos do mesmo modo de Petrolina, poderíamos até exportar via Aeroporto do Cariri ou Transnordestina-Pecém. O que está faltando?

7 comentários:

  1. Falta um grande projeto de incetivo para os produtores como um perimetro irrigado como em Juazeiro-BA e Petrolina. Quem sabe com a Transposição e o Cinturão das Aguas possamos volta a nos desemvolver na agricultura?!

    ResponderExcluir
  2. Segundo fala do atual Secretário das Cidades quando de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, o Cariri não possui todo esse potencial hídrico para cultura canavieira em "larga escala". Imaginem para a produção de outros gêneros que demandem muita água, como arroz - contra toda a parência verde que a região apresenta. Não recordo a data, mas sei que foi em programa radiofônico juazeirense. Talvez tenha fundamento, uma vez que não é segredo para nenhum vivente o fato das fontes estarem secando...

    Talvez esse canal, como bem lembrou Alex Pinheiro, seja a solução.

    **

    ps1: um fato que me chamou atenção agora de manhã, dia 10/02/12, foi uma notícia em site da cidade de Juazeiro sobre a questão do deslocamento da descarga de frutas e legumes do Pirajá para a cidade de Barbalha. Acho que com a ida do comércio de atacado agrícola para a Bulandeira, o Pirajá nunca mais será como antes...mas eu e o dono deste blog já tínhamos comentado a respeito um tempo atrás. E dr. Paulo bem disse: só irão reclamar quando as coisas já estiverem em cima.

    **

    ps2: Tempos atrás também tive uma conversa com o blogue do Juanews, e o teor foi um pouco acalorado uma vez que foi noticiado por aquele blogue que a FM Jangadeiro teria torre de transmissão em Crato e estúdios/escritórios em Juazeiro. Na verdade, como bem "teimado" por mim, toda a infraestrutura da nova FM será instalada na cidade de Crato, na rua Leandro Bezerra, próximo ao corpo de bombeiros, em imóvel totalmente reformado para tal. Inaguração está prevista para o mês de fevereiro de 2012.

    **

    ps3: a nova foto de boas vindas do Cidade Juá - bairro Lagoa seca - ficou muito bonita. Queira os empreendedores que outras cidades do Cariri tenham um promissor "skyline" como o juazeirense.


    AD
    Crato.

    ResponderExcluir
  3. Se for feito, o Cinturão das Águas será uma das obras mais importantes de todos os tempos, isto se forem dados os incentivos para os agricultores.

    Em relação à foto, eu tirei várias para o concurso do Jornal do Cariri. Esta não cheguei a enviar. Gradativamente publicarei outras.

    ResponderExcluir
  4. O potencial agrícola do Cariri é eminente, bem como a escassez de água. Contudo, tendo em vista a necessidade e os vários incentivos como Ceasa, curso de Agronomia e Cinturão das Águas, torna-se algo a ser explorado. A zona rural dos municípios é bem próspera e populosa, o que acaba tornando essa idéia um bom trunfo para as eleições de outubro próximo.

    No tocante a exportação é um sonho a longo prazo, mas nada impossível para os utópicos. Porém, com o propósito de suprir a demanda local e gerar riqueza e desenvolvimento para os pequenos produtores da região, algumas soluções podem ser tomadas.

    Uma idéia que deu certo (mesmo que a intenção inicial não tenha sido essa) foi o programa Banco de Alimentos de Juazeiro do Norte. A compra da produção dos agricultores locais incentivou-os a expandir os negócios. Em todos os sítios do município há moradores que vendem até as frutas do pezinho de manga dos fundos do quintal de casa. Alimentos que antes eram desperdiçados agora geram renda para algumas famílias. E como a expansão do programa irá fornecer a merenda escolar das escolas públicas, gerou uma euforia maior ainda nos fornecedores. Os pequenos sítios passam por uma discreta revolução: a diversificação das atividades. Entre as mais recentes, horticultura, fruticultura, pecuária de corte e de leite e avicultura.

    Outra influência muito relevante é a instalação de grandes supermercados na região. Com o mercado aquecido e vários compradores, a horticultura se desenvolve ainda mais e a piscicultura surge prometendo ser o investimento da década.

    Conforme mostrado, é possível sim deslanchar desde que haja os incentivos certos e um planejamento adequado, o que cabe aos políticos locais (o único impasse, mas aí é outra história).

    Concordo plenamente com Alex Pinheiro e Admiral, o problema é a água, ou melhor, a falta dela. Mas não creio que somente o Cinturão das Águas resolva. É necessário algo mais, algo que já temos, ou pelo menos tivemos há algum tempo. Exatamente, os rios. Sei que são projetos grandiosos como a recuperação do Rio Salgado e a proteção do Rio Carás, mas sei também que não são impossíveis além de ser uma necessidade ambiental dos municípios.

    Temos ainda meses de chuvas fartas e uma antiga idéia de quem tentou acabar com a seca no Nordeste: os açudes. É bem verdade que no passado não deu certo e nem dará agora, tampouco é o que estamos tentando. Sugiro uma associação dessas modalidades abastecendo o tal do perímetro irrigado nos meses difíceis (simples assim).

    ResponderExcluir
  5. Pior que este tal "impasse" sempre é determinante e atrasa tudo. A campanha mal começou e só vemos acusações, denúncias e preocupação em tirar fotos com a presidenta. Novas ideias e projetos... Nem pensar!

    Belo espaço de debate proporcionado pelos leitores, agradeço a participação de todos, cada um trazendo novos enfoques enriquecendo cada vez mais a discussão. Quem dera os políticos se inspirassem nas discussões de blogs como o Juanews e Cidade Juá, mas na realidade preferem estilo BBB e partem para o combate uns contra os outros, como se cada um fosse mais "inocente" do que o outro!

    ResponderExcluir
  6. Ah!O meu sonho, como juazeirense, seria ver o Rio Salgado despoluído e o Carás preservado. Além do aproveitamento na agricultura, imaginem os projetos urbanisticos que poderiam ser feitos com a recuperação do Rio Salgado.

    ResponderExcluir
  7. Exatamente Alex Pinheiro, é esse mesmo o espírito. São projetos desafiadores? Sim, são. Mas, ao mesmo tempo, é a solução para muitos dos nossos problemas e beneficiria a cidade como um todo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês