quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Juazeiro sem saneamento campeão da dengue

São 540 casos de dengue clássica confirmados pela Secretaria de Saúde deste Município em quase dois meses neste Município. A intensificação no combate e prevenção ao mosquito tem sido realizada em todos os bairros, com frentes formadas por 150 agentes. Juazeiro do Norte lidera o número de casos de dengue no interior do Estado. Dos dois óbitos registrados até hoje no Ceará, um foi nesta cidade, em janeiro, sendo o primeiro do ano, e o outro, em Fortaleza. Duas suspeitas estão sendo investigadas na Capital.

Somente no mês de janeiro, houve mais casos de dengue em Juazeiro do Norte, do que todo o ano passado. Foram registrados 126 casos a mais. Ano passado, foram 214 casos contra 340 somente nos primeiros 30 dias deste ano. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), no último dia 17, foram confirmados em todo o Estado, 978 casos de dengue, em 29 Municípios.

Notificações

Mesmo com essa realidade, o número de casos tem sido menor do que no ano passado. Em Fortaleza, de acordo com o boletim, foram registrados 397 casos, e Juazeiro, até a data do dia 17, 344 casos. Por conta do trabalho que tem sido desenvolvido a partir da segunda semana de janeiro, a coordenadora de Epidemiologia, Janielly de Matos, afirma que tem havido uma redução drástica no número de notificações. O trabalho de combate tem uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado, com o auxílio de 150 agentes de endemias e também do Ministério da Saúde.

De janeiro até ontem, foram notificados 1.118 casos de dengue, sendo que dois casos de complicação estão sendo investigados mais quatro de dengue hemorrágica. A cidade está em estado de alerta.

Há residências do bairro Triângulo, por exemplo, que quase todos os membros da família chegaram a ter dengue, como é o caso do professor Djailson Ricardo. Em sua casa, seus pais e ele, além de uma de uma auxiliar de serviços, contraíram a doença. "É muito preocupante para todos nós esse momento, temos que fazer a nossa parte, o poder público e os nossos vizinhos, porque é uma realidade grave", diz Ricardo.

Segundo a Epidemiologia, somente na primeira semana de janeiro, foram notificados 124 casos, contra apenas um caso na sétima semana do ano. Segundo a coordenadora, essa realidade se deve principalmente às aplicações do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) que foram feitas em toda a cidade e o processo de conscientização da população, quanto a essa realidade.

O coordenador do Núcleo de Endemias de Juazeiro, Francisco de Sá Macedo, afirma que serão 60 dias de combate intensivo, mas ele salienta a importância da colaboração da população, principalmente por conta das chuvas, onde a preocupação aumenta ainda mais. Conforme o coordenador, houve uma mudança de estratégia quanto ao processo de conscientização. Agora, esse trabalho tem sido feito diretamente, dentro das residências, e com capacitação das comunidades, pela Coordenadoria de Mobilização Social, já que apenas a divulgação em rádios e palestras não estavam surtindo o efeito desejado.

Além da aplicação, os agentes de endemias têm realizado os serviços até o sábado, para nos dois meses, chegarem a visitação duas vezes as 115 mil residências da cidade. Cinco agentes com bomba costal estão atuando no bloqueio em residências onde são registrados casos suspeitos de dengue. Para o trabalho com o fumacê, Juazeiro recebeu reforço do Estado com oito veículos, e está agora com dez carros nas ruas. Até o momento, foram utilizados dois tratamentos aeroespaciais na cidade para o trabalho.

Em Crato, até o dia 17, foram registrados 159 casos. É o terceiro em número de casos no Estado, onde também está sendo adotado um Plano de Intensificação do Combate da Dengue.

A cidade foi uma das selecionadas pelo Ministério da Saúde para realização de pesquisas com as ovitrampas - armadilhas colocadas nos locais de maios infestação do mosquito, para que sejam colhidos os ovos, antes da fase larvária. A meta é examinar a resistência e longevidade do Aedes aegypti.

O Plano Emergencial de Combate à Dengue, em Juazeiro, foi iniciado nos primeiros dias de janeiro, por conta principalmente da cidade estar em estado de alerta máximo, a partir dos dados coletados junto ao Departamento de Vigilância a Saúde, junto com o Município de Caucaia, que registrou até o dia 17, 16 casos. O plano tem como meta conscientizar a população e combate a proliferação do mosquito. A situação é mais preocupante nos bairros Romeirão e João Cabral, mas há casos confirmados em praticamente todos os bairros da cidade.

O Ministério da Saúde divulgou, há mais de dois meses, os dois Municípios sob alerta no Estado. A Saúde no Ceará está sendo fortalecida para combate do mosquito com mais 100 fumacês portáteis.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês