terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Luz dos nordestinos!

Está começando mais uma Romaria das Candeias. Os ônibus dos romeiros já circulam pela cidade. Para comemorar a chegada de nossos visitantes ilustres, apresento o seguinte texto:


Luz dos nordestinos

      Bendita e louvada seja a luz. No primeiro dia da Criação, Deus ordenou: “Faça-se a luz”. E Suas palavras iluminaram todo o Universo. As estrelas começaram a brilhar, os planetas saíram das trevas. A vida conseguiu florescer.

       Vitória da luz sobre as trevas, sobre as dificuldades da vida, sobre o afastamento aos desígnios do Senhor. Este é o princípio da Procissão das Candeias em Juazeiro do Norte.


       Ela é mais uma tradição deixada pelo Pe. Cícero Romão Batista, ao lado das renovações e das orações com o Rosário da Mãe de Deus. Ao longo dos anos, a procissão cresceu e se tornou uma grande romaria. Milhares de nordestinos deixam suas casas e seguem viagem para Juazeiro do Norte, carregando consigo a confiança em Nossa Senhora por um novo ano cheio de graças e fartura.

    No dia da procissão, 02 de fevereiro, os romeiros se juntam aos moradores da cidade proporcionando um verdadeiro “mar de luzes”. Percorrem as ruas centrais portando cada qual uma vela acesa na mão e cantam benditos em louvor a Jesus Cristo, Nossa Senhora e em homenagem ao Pe. Cícero, grande responsável por esta mobilização da fé! 

        Num mundo com uma sociedade cada vez mais egocêntrica e materialista, onde os valores da vida e da família são jogados em segundo plano, presenciar o fenômeno das romarias em Juazeiro do Norte é assistir a um momento sublime de congregação de toda uma nação. É a nação romeira do Pe. Cícero que busca forças na esperança.

        Em meio a um drama familiar, uma doença grave ou dificuldades financeiras, o ser humano é capaz de encontrar e seguir aquele pequeno ponto de luz em meio à escuridão. Munido de esperança, é capaz de vencer as trevas. Poucos conseguem encontrar o caminho para a luz sozinhos; a maioria busca a inspiração, o apoio daquela mão amiga que ajuda a erguer o corpo e a andar pela estrada cheia de espinhos. Para os nordestinos, o pequeno ponto de luz é Jesus e Nossa Senhora, e a mão amiga pertence ao nosso Pe. Cícero!

        Por isto, o cântico popular é enfático ao afirmar: “Nos caminhos de Juazeiro nunca ninguém se perdeu!”. A Mãe de Deus ilumina todas as estradas para seus romeiros depositarem sua esperança nesta terra sagrada.

         Que a luz do povo nordestino prevaleça cada vez mais forte em Juazeiro do Norte!                     
Paulo Leonardo Celestino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês