terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Um Juazeiro que os juazeirenses não conhecem!

Zona rural de Juazeiro do Norte.
Zona rural de Juazeiro do Norte.

Ultimamente falar sobre Juazeiro do Norte , além das romarias e do Pe. Cícero, significa abordar o intenso trânsito, a vinda de grandes grupos nacionais e internacionais para o comércio e o crescimento vertical com inúmeros edifícios residenciais e empresariais em construção. Ou seja, assuntos de uma pequena metrópole.

Mas existe um Juazeiro que muitos juazeirenses não conhecem. As ruas são calmas, ouve-se o cantar dos pássaros, muito verde em volta com as árvores frutíferas da região. Trata-se da pequena zona rural do município.


Nas vilas todos se conhecem e os antigos costumes são preservados. as renovações são um verdadeiro acontecimento social. Os casamentos também são realizados numa grande festança que dura o dia inteiro.

Contudo, nem tudo são flores neste ambiente bucólico. O abastecimento d'água é precário, a comunicação também se torna difícil com o fraco sinal dos celulares. Os postos de saúde e as escolas possuem estrutura deficiente. E o pior de tudo: o acesso é feito por estradas carroçais.

Situação inaceitável, em pleno século XXI, numa cidade que respira tanto progresso, uma parcela de sua população viver de modo quase isolado por não possuir ligação asfaltada com a sede do município.

Principalmente quando chove, localidades como São Gonçalo, Junco, Gavião e Sabiá ficam desprovidos de vários serviços básicos porque o atoleiro não permite o transporte dos professores para as suas salas de aula, nem tampouco os profissionais de saúde para seus postos.

Se existisse asfalto, os terrenos seriam valorizados, o comércio seria facilitado, o progresso estaria presente.

Passam-se vários governos e pouco se faz pela zona rural. Em tempos de eleição há um avantajado desfile de políticos, cada um com seu arsenal de promessas. Só que depois do dia da votação, tudo volta ao normal e o sítio é novamente esquecido. Pelo menos até o próximo pleito...

Abaixo algumas fotos panorâmicas do Sítio Gavião, para melhor visualizá-las, clique em cada foto:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês