sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Terra do Pe. Cícero ou de Zeus?

Estátua de inspiração greco-romana na Praça Pe. Cícero.
Estátua de inspiração greco-romana na Praça Pe. Cícero.

Recentemente li, no site Juanorte, um artigo do prof. Geová Sobreira sobre vários aspectos da Praça Pe. Cícero, inclusive as sucessivas reformas sem nenhum critério histórico. 


A Praça Pe. Cícero pode ser considerada o coração da cidade, foi lá onde se ouviu o grito de independência de Juazeiro, e ao longo dos anos, foi palco de vários movimentos e acontecimentos políticos, cívicos e sociais.

Contudo, a praça sofre com a insanidade dos prefeitos, que reformam o local constantemente, cada um querendo deixar a sua marca sem se importar com as tradições históricas. É o caso das cadeiras vermelhas pintadas pela administração petista, como se fôssemos um reduto eleitoral. Ou então a reforma da Coluna da Hora feita no primeiro governo de Raimundão.

Podemos também citar as enigmáticas estátuas de inspiração greco-romana colocadas, se não me engano, pelo governo Carlos Cruz. Nada contra a cultura mitológica da Grécia. Particularmente, sou fascinado pelas histórias do Monte Olimpo. Mas cada qual em seu devido lugar. O que a Praça Pe. Cícero tem em comum com os deuses gregos? Nada! De acordo com o prof. Geová, em seus lugares deveriam estar os bustos dos heróis juazeirenses, que lutaram bravamente pela independência e progresso de nossa terra.

Poderiam até aproveitar estas estátuas na construção de uma outra praça, pois Juazeiro necessita de muitos espaços verdes. Se temos a Praça da Bíblia, poderíamos ter a Praça da Grécia, por exemplo!

Já falaram até em estacionamento subterrâneo, mas felizmente deixaram esta ideia de lado, pelo menos por enquanto.

Os prefeitos deveriam consultar os historiadores juazeirenses antes de promoverem suas obras. Inclusive um livro sobre a história da Praça Pe. Cícero está sendo preparado pelos professores Renato Casimiro e Daniel Walker.

E os vereadores, como fiscais do povo, também poderiam dar a sua contribuição levantando a questão da preservação da memória da cidade. Pena que fica difícil tornar tudo isto real com a qualidade de representantes que temos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês