quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Um novo eldorado

Cidade mitológica!

Em minha época escolar, no Colégio Paraíso, estudávamos na disciplina de Geografia as correntes migratórias dentro do nosso próprio país. Com destaque, analisávamos o deslocamento de milhares de nordestinos para o Sudeste, principalmente a cidade de São Paulo.


Com pouca ou nenhuma assistência governamental durante os períodos de seca, o sertanejo deixava a sua terra natal para se aventurar na capital paulista e trabalhar como mão-de-obra barata na construção civil ou em outros serviços rudimentares.

Agora, com o desenvolvimento de diversas cidades do interior nordestino, como Campina Grande, Caruaru, Sobral, Vitória da Conquista, Petrolina, e, claro, Juazeiro do Norte, aliado ao inchaço de São Paulo, alguns sertanejos começam a fazer o caminho inverso.

Muitos estão voltando para a região para morarem nestas cidades desenvolvidas do interior. Inclusive levam suas famílias que tinham ficado nas cidades pequenas do sertão.

Surge desta maneira um grande desafio para os gestores: aliar o crescimento com justiça social e não repetir os erros de São Paulo, que se desenvolveu mas criou bolsões de pobreza em suas favelas, deixando-as até sob o poder da criminalidade.

Infelizmente parece que tudo acontecerá novamente, basta trafegar pelos semáforos e verificar a enorme quantidade de crianças pedintes, ou passear pela periferia e constatar a total falta de infraestrutura nos bairros. E assim vai o Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês