quinta-feira, 21 de julho de 2011

Restauração da estátua do Pe. Cícero será inaugurada hoje



Uma multidão saudou o Padre Cícero na celebração dos 77 anos de morte do sacerdote, na manhã de ontem. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias da cidade, foram cerca de 30 mil pessoas, o que consolida a romaria do período. Um dos grandes incentivos para a vinda do romeiros é atribuída a comemoração dos 100 anos da cidade, que se prepara para a grande festa amanhã. Às 5 horas haverá alvorada festiva. Na noite de hoje, a programação da semana do centenário será marcada com a inauguração da primeira restauração da estátua do Padre Cícero, no Horto, que ganha iluminação estética.

Os romeiros se deslocam de todos os cantos da cidade logo cedo, muitos ainda pela madrugada, para conseguir um bom lugar na Praça da Capela do Socorro. A celebração do dia é especial. Muitos aproveitam para ir logo acender velas e oferecer ao sacerdote. Dentro da capela, flores, emoção, pedidos. As pessoas rendem graças a um dos maiores mitos da religiosidade popular do Brasil. A romaria no dia da morte do Padre Cícero, conta com presença de pessoas de várias partes do Nordeste, mas, principalmente, da região. Mas a tradição de que neste período havia mais pessoas da região perece estar se invertendo.

O bispo dom Fernando Panico presidiu a missa. No altar, mais 40 padres do Cariri e outras partes do Brasil. É um momento inspirador dos 100 anos. Na celebração, a lembrança do Padre Cícero como o maior benfeitor da cidade. Segundo dom Panico, na festa do aniversário de morte, há um desejo de fraterna amizade e de lembranças dos conselhos dados pelo sacerdote. Um dos ensinos (Quem matou, não mate mais. Quem roubou, não roube mais) foi enfatizado pelo bispo, que disse ser o Padre Cícero o patriarca do Nordeste que semeou a boa semente da palavra de Deus. A forma acolhedora como o Padre Cícero recebia as pessoas e sua fidelidade aos romeiros e a Igreja foram abordados durante a celebração, destacando o acolhimento aos flagelados da seca do Nordeste, que se dirigiam a Juazeiro do Norte em busca de alimento e trabalho.

"Uma cidade que reza e trabalha", disse o bispo, ao ressaltar os ideais de oração e trabalho deixados pelo Padre Cícero. O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, disse que é um dos maiores momentos da história da cidade. A programação da festa, de acordo com o secretário, está sendo realizada de forma muito diversificada, com caráter popular e grande participação do público.

A programação envolve desde inaugurações de obras da administração, shows culturais, lançamentos e a parte religiosa. "Isso faz com que a autoestima do povo de Juazeiro também aumente, por ser um momento de valorização da cidade". Para ele, a romaria dos 77 anos de morte do Padre Cícero está consolidada. Um dos fatores que, conforme o secretário, chama atenção, é a grande presença de padres, mostrando que a Igreja realmente tem assumido a casa do Padre Cícero.

Primeira romaria

Essa também tem sido a primeira romaria do ano, com os barraqueiros já alojados no Mercado dos Romeiros. A iniciativa fez com que as ruas se esvaziassem e a segurança fosse redobrada para fazer com que a organização permaneça. José Carlos afirma que 26 fiscais atuam de forma efetiva, para não deixarem o problema de anos se repetir.
 
 
Uma imagem renovada. De cara nova, será reinaugurada às 19 horas de hoje, a estátua do Padre Cícero. O monumento de 25 metros e toda a base passaram por recuperação. Foi mais de um mês de ação, para um trabalho considerado perfeito, pelo administrador da área do Horto, padre José Venturelli. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a administração salesiana. O investimento foi de R$ 80 mil, metade para cada órgão. Com muitas rachaduras, parte do chapéu e os dedos danificados, há alguns anos se lutava pelas melhorias.

A estátua, inaugurada em 1º de novembro de 1969, fica na Colina do Horto, local mais visitado da cidade.

A funcionária do Horto, Jaciana Peixoto da Silva, afirma que um pequeno espaço foi aberto para as pessoas entrarem, até a abertura total da área, na noite de hoje. Na entrada, os visitantes assinam um livro, para não terem que deixar riscos na estátua renovada. Ela afirma que um trabalho de conscientização está sendo feito, para que as pessoas aprendam com a prática e colaborem. Fiscais também ficam em volta do monumento para que ninguém possa assinar. "Isso tem que ser de forma constante. Se um assinar, os outros também vão querer fazer o mesmo", diz ela.

Mesmo com as explicações, até de casos de promessas, muitas pessoas não concordam ainda com a ideia de não poder deixar assinatura. No livro, segundo Jaciana, fica registrado em forma de documento a passagem do romeiro pela cidade e todos os meses serão celebradas missas pelas pessoas que estão no livro. "Mas até o momento está funcionando bem, a maioria das pessoas está entendendo. Esperamos chegar até o dia da inauguração sem nenhuma assinatura e a partir daí as pessoas irem se conscientizando".

Mesmo sem ser permitida em todos os horários a visitação até a estátua, por conta da finalização dos serviços de recuperação, os romeiros estavam conseguindo ir até o local antes do expediente dos trabalhadores e nos intervalos de trabalho. Há mais de um mês a estátua de 25 metros ficou revestida pelos andaimes e uma rede de proteção. A área foi liberada apenas no último domingo. Desde sexta-feira que a movimentação de romeiros se intensificou.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês