quarta-feira, 20 de julho de 2011

Diário do Nordeste destaca cursos universitários de Juazeiro

Um dos maiores destaques no atual processo de desenvolvimento da cidade está voltado para o crescimento do polo universitário. Em pouco mais de uma década, Juazeiro chega a mais de 50 cursos. A implantação das novas universidade públicas e particulares consolida o processo de desenvolvimento que, segundo a própria administração do Município e entidades lojistas, está acima da média nacional.

A formação dos profissionais proporciona uma demanda qualificada. Antes, a maioria dos estudantes que concluía o Ensino Médio, tinha que se deslocar para outros centros para continuar os estudos. Hoje, esses alunos e futuros profissionais acabam ficando na região, em sua grande maioria, engrossando as fileiras dos profissionais que idealizam e constroem meios de se desenvolverem junto com a região do Cariri.

Hoje, a cidade conta com a presença de duas instituições de Ensino Superior públicas, a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri. Uma polêmica instala-se com rumores da criação da Universidade Federal do Cariri, onde ficará a reitoria. Já são 11 cursos implantados pela UFC.

Um deles, o de Medicina, foi instalado na cidade de Barbalha, a poucos quilômetros de Juazeiro, e é o primeiro da instituição a chegar no Cariri. Já são cerca de 2 mil alunos, numa demanda crescente. São estudantes de várias partes do Nordeste e cidades da região.

Os faculdades particulares somam um capítulo à parte. A pioneira implantou a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Esse novo impulso de crescimento acelerou o processo de transformação da cidade em poucos anos, com uma rede de serviços que vem atender um mercado mais exigente.

Desenvolvimento
Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Juazeiro do Norte (Sindlojas - Juazeiro), Francisco Alberto, essas instituições têm sido fundamentais dentro da nova realidade de desenvolvimento da cidade. Ele destaca como exemplo o aeroporto, que passou a ter uma demanda muito maior com a vinda de professores de outras regiões para ofertar aulas na cidade.

O diretor da UFC - Campus Cariri, Ricardo Lang Ness, admite que essa é uma região diferente e há uma vontade de aprender, crescer profissionalmente, se qualificar e trazer o desenvolvimento para o Cariri. A região, segundo ele, acaba oferecendo uma formação diferenciada, pela diversidade. Ele explica os avanços mais voltados para Juazeiro pelo viés do desapego a uma visão tradicionalista, como acontece em outras cidades da região. "A cara de Juazeiro é essa efervescência de crescimento", define.

Para Ness, a figura central nisso tudo é o Padre Cícero, que trouxe uma filosofia de formação, impregnada no inconsciente da comunidade. Para o social, o Padre Cícero é fundamental. A trajetória da UFC começou com o curso de Medicina, em 2001. Os outros cinco cursos chegaram em 2006. Este número dobrou em quase cinco anos.

Graduação
Atualmente, o Município conta com o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável e foi proposto pelo Conselho Universitário e aprovado um Mestrado em Agronomia. A Universidade aguarda a avaliação e aprovação da Capes. A UFC, no Cariri, atende cerca de 35 Municípios e Estados vizinhos, incluindo Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Para a estudante do Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável, do campus do Cariri, Josefa Cícera Martins Alves, a universidade na região representa um ganho grande. "Já não vemos mais o desenvolvimento apenas como econômico, mas como auto sustentável".

FUTURONovos cursos geram expectativas
Ex-diretor de uma empresa de porte nacional, implantada em Juazeiro, Jaime Romero decidiu enxergar no Município um terreno fértil para a Educação. E não deu outra. Hoje dirige uma universidade particular com mais de sete mil alunos e 13 cursos em diversas áreas do conhecimento, com três unidades em Juazeiro. Foram pouco mais de 10 anos para ter um resultado dentro de uma realidade de crescimento que não para. Novos cursos em andamento para serem implantados vem atender uma demanda de alunos de diversas cidades da macrorregião do Cariri, Centro-Sul do Estado e até de Estados vizinhos.

Ele destaca que acontece um processo de interiorização da educação no Brasil, por conta da concentração de universidades nas capitais do País. E esse quadro deverá crescer como meta do próprio Governo Federal, que pretende incluir cerca de 50% dos jovens de 18 a 24 anos no Ensino Superior, hoje é 17%.

Jaime revela o investimento de R$ 1 milhão injetado na região com a folha de pagamento das universidades, valor aplicado no próprio desenvolvimento regional. Outro ponto positivo é a fixação dos estudantes na região, pois eles investem mais em seus próprios negócios beneficiando o mercado interno.

Hoje, o curso investe na formação de odontólogos, com o início de um curso na área. Uma clínica escola está sendo construída para capacitar os alunos na formação prática.

Qualificação
Outro ponto determinante dentro desse processo é o crescimento qualificado, que possibilita uma renda maior e proporcional ao crescimento da população. Para Jaime, essa é uma diferença importante de se perceber. "Precisamos ter um crescimento maior em renda per capita. Ainda somos o 10º no Estado em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)", afirma.

A perspectiva é que mais cursos sejam implantados na região. De acordo com Ricardo Ness, isso poderá acontecer num futuro próximo, com a implantação da Universidade Federal do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês