terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mais uma visita de técnicos do Bird, aterro sanitário continua indefinido

Investimentos de R$ 132 milhões, que contemplam 42 projetos na região do Cariri, foram avaliados, ontem, por uma missão do Banco do Mundial (Bird), em visita ao Ceará. A primeira reunião com os representantes, que tem à frente o gerente do projeto no Banco, Taimur Samad, aconteceu com o secretário das Cidades, Camilo Santana, no Centro Administrativo do Cambeba.

Em dólar, os recursos internacionais são da ordem de U$ 66 milhões, que serão aplicados no Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central. O projeto prevê a aplicação de recursos nos Municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Jardim. Entre as ações em execução, estão obras de requa-lificação de praças do Crato; do Centro Multifuncional de Serviços de Juazeiro do Norte; projeto de viabilidade econômica do teleférico em Barbalha; serviços de sinalização turística do Geopark; obras do Roteiro da Fé, em Juazeiro do Norte. Também estão previstas obras do aterro consorciado do Cariri; urbanização de vias; além de ações de capacitação.

Camilo Santana lembrou que essas reuniões acontecem a cada seis meses, para se verificar a aplicação dos recursos e o planejamento para as etapas seguintes. No entanto, ressaltou que o gargalo ainda é a construção do aterro sanitário.

Indefinição

Embora a verba já esteja assegurada, até o momento não há uma definição para a instalação do equipamento, que visa a ser o destino final dos resíduos sólidos de, pelo menos, seis cidades do Cariri. A dificuldade é que nenhum Município se propõe a receber a obra consorciada, alegando impacto ambiental. "O ideal é que fique próximo a Juazeiro do Norte, onde se produz mais de 60% do lixo da região, mas têm problemas de território. Há uma zona rural mínima e um aeroporto que regula a aproximação com o aterro", afirmou o secretário.

Novos entendimentos, nesse sentido, terão sequência, com a viagem da missão ao Cariri na madrugada de hoje. Na região Sul, acompanhará, ainda "in loco", o andamento e a execução das ações.

Segundo Camilo, além de dar suporte à agenda de desenvolvimento social do Estado, o encontro com os representantes da instituição financeira amplia e consolida os avanços sociais da região. A missão mantém compromissos no Ceará até o próximo dia 1º.
Fonte: Diário do Nordeste.
Opinião: Enquanto não se decidem onde será construído o aterro sanitário, todas as cidades continuam com seus lixões prejudiciais ao meio ambiente e à saúde do homem. Parece ser tudo uma questão política, o governo do estado quer construir em Crato e o prefeito, adversário político, não aceita. Acho que tudo será resolvido se por acaso o candidato do governo estadual ganhar as próximas eleições para prefeito. Quanto ao Roteiro da Fé em Juazeiro, vejam reportagem extraída do blog Juaonline:


É intenção do governador Cid Gomes assinar no próximo mês de dezembro, como se fora um presente de Natal para Juazeiro do Norte, a ordem de serviço para implantação da primeira etapa do Roteiro da Fé. A notícia foi dada pelo Secretário das Cidades, Camilo Santana ao prefeito Manoel Santana nesta terça-feira por ocasião de uma visita de quatro técnicos do Banco Mundial ao município. O BIRD financia a obra em parceria com o Governo do Estado.
O prefeito destaca a importância da iniciativa no sentido de garantir maior comodidade aos romeiros nas suas peregrinações em visita ao Juazeiro, além do aspecto de preservação de alguns prédios do patrimônio histórico pelo caminho. O Roteiro da Fé nasce na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, na direção da Rua São José, passando pelo museu, memorial e indo à Capela do Socorro tudo isso com um amplo calçadão.
O projeto contempla ainda a qualificação das praças das Igrejas dos Salesianos, Franciscanos e São Miguel. Segundo o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, a etapa seguinte do Roteiro da Fé foi uma das discussões com os técnicos do Banco Mundial, Secretaria das Cidades e Prefeitura de Juazeiro. Ele acompanhou o encontro na tarde desta terça-feira no auditório do Sebrae o qual representou o ponto de partida nos estudos para esse trecho.
Ele liga a Capela do Socorro ao monumento em homenagem ao Padre Cícero na Colina do Horto pela Avenida Zé de Melo. A missão tratou ainda sobre o uso, ocupação e a gestão do Centro Multifuncional ora em construção em frente ao Sebrae, cujas obras foram visitadas pelos técnicos do Banco Mundial acompanhados do prefeito Manoel Santana à frente de um grupo de secretários que se juntou à missão e o Secretário das Cidades, Camilo Santana. Os emissários do BIRD averiguaram o andamento da obra. (Demontier Tenório).

Opinião 2ª parte: Finalmente estamos sabendo mais detalhes do Roteiro da Fé. Parece que inicialmente planejavam um calçadão com maior percurso, mas certamente iria causar a maior confusão no trânsito de Juazeiro, com suas ruas do Centro já estreitas. A requalificação deve se limitar aos entornos das igrejas e o calçadão passará só pela Rua São José, algo que não causará tanto impacto. Belo projeto, parabéns ao Camilo Santana. Esperamos ansiosos o início das obras. Por outro lado, o Anel Viário segue indefinido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês