sábado, 21 de julho de 2012

Juazeiro do Norte 101 anos: Vocação para crescer!



Desde os primórdios da civilização, os homens têm se organizado em cidades. Nelas são compartilhados os sentimentos, os desejos, as necessidades de toda uma comunidade, cujos membros possuem uma identidade em comum. E foi a partir de uma forte identidade, centralizada na figura do Pe. Cícero Romão Batista, que nasceu e se desenvolveu Juazeiro do Norte.


Atualmente uma cidade é criada por simples decreto. São milhares por este Brasil afora, mas pouquíssimas conseguem a autossuficiência e o progresso. Já no caso de Juazeiro do Norte, desde o seu nascimento como pequena vila de Crato, sempre possuiu a vocação para crescer. Naquela época seu comércio já superava a sede do município. Então seus habitantes, convictos de seu potencial e embasados pelos ensinamentos do padre conselheiro, lutaram e conquistaram a emancipação.

E foi sempre com o oratório na sala, aliado à oficina no quintal, que Juazeiro do Norte em apenas 101 anos agigantou-se e se tornou metrópole regional. A vocação para crescer não cessa. Seus filhos já nascem com espírito empreendedor e progressista. Nós não aceitamos nossa cidade parar.

Se a economia não vai bem, procuramos outra opção de crescimento e lutamos por ela. E foi assim, a partir da instalação da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, que superamos alguns anos de vacas magras. A faculdade foi presente de um grande juazeirense, Almirante Ernani Aboim.

A aposta no ensino universitário deu certo. Dezenas de cursos foram instalados posteriormente. Com eles surgiu um novo público consumidor. Como resultado, vive-se um crescimento sem igual: prédios sobem ao céu, bairros inteiros surgem a todo momento, modernos shoppings são construídos, marcas famosas antes vistas somente nas capitais hoje fazem parte de nosso cotidiano.

Brevemente teremos a instalação da Universidade Federal do Cariri, fruto do empenho de outro ilustre juazeirense, Prof. Jesualdo Farias. Esperemos por mais progresso! E é assim que Juazeiro do Norte cresce: sempre pelo esforço de seus filhos, sejam legítimos ou adotivos, ricos ou pobres, famosos ou anônimos, residentes aqui ou em outras cidades.

E mesmo com tanto crescimento, Juazeiro do Norte não perde sua simplicidade. Não perde a sua magia a qual atrai tantos romeiros todos os anos. É um clima de religiosidade espalhado pelos quatro cantos da cidade quase inexplicável. Só conhece quem vivencia. E quando se vivencia, o encantamento acontece!

Claro que um grande crescimento em curtíssimo tempo acarreta alguns problemas. Precisamos de ruas mais largas e novas avenidas, falta saneamento básico, o aeroporto ainda é acanhado em comparação à sua intensa movimentação, isto só para citar alguns. E neste ano de 2012 mais uma vez sua população viverá um momento decisivo. Escolheremos o próximo governante. Todos ansiamos por alguém que consiga aliar o empreendorismo privado com uma boa gestão pública. Ansiamos porque amamos esta cidade. Cidade romeira e de gente guerreira.

Parabéns Juazeiro do Norte por seus 101 anos de emancipação política!

Dr. Paulo Leonardo Celestino
Cirurgião-dentista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês