quinta-feira, 7 de março de 2013

Artigo Saúde: Como os doces provocam cáries?



Qual a explicação mais comum para uma criança com dentes repletos de cáries? Muitos doces, é claro! Mas realmente como o bombom ou o chiclete provocaram tanto estrago?


Simples! Na nossa boca existem milhares de bactérias vivendo em harmonia. Pelo menos até aparecer algum alimento rico em açúcar. Nesta ocasião, algumas são bem gulosas e aproveitam os restos de comida que ficam grudados nos dentes para se alimentarem também. Enquanto vão aproveitando o cardápio, elas liberam alguns ácidos. Estes ácidos começam a enfraquecer os dentes até conseguir destruir sua estrutura. Então a cárie já está instalada!

A chave para prevenir as cáries está na alimentação e na escovação. A criança que passa o dia inteiro se alimentando apenas de lanchinhos, como os bolinhos, os biscoitos recheados, os refrigerantes e os "xilitos da vida", e ainda por cima seus pais também não se importam com a escovação, vai ter muito mais chance de desenvolver esta doença.

Devemos priorizar uma alimentação saudável, com muitas frutas, leite e derivados, além das refeições tradicionais. Nada de trocar o arroz com feijão por um sanduíche big-sei-lá-o-quê. Isto fica para um passeio de domingo nos shoppings!

E como todo mundo deve tomar banho, a escovação será o banho dos dentes. Com os movimentos certos, sem precisar exagerar no conteúdo da pasta, a escova vai retirar toda sujeira acumulada nos dentes. No final, completamos o "banho" com o fio dental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês