segunda-feira, 27 de maio de 2013

Av. Virgílio Távora: duplicar ou criar binário?

Estreita Av. Virgílio Távora.
Estreita Av. Virgílio Távora.


Quando se fala em melhorias para o aeroporto de Juazeiro do Norte claro que já está incluso na lista de prioridades o acesso através das avenidas Virgílio Távora, Manoel Coelho e Castelo Branco.

Um assunto polêmico é o que fazer com a Av. Virgílio Távora? Ela que parte desde o cruzamento da linha férrea se originando da Rua Santa Luzia e vai até o aeroporto em pista simples e estreita com as duas direções. Para complicar, muitas residências foram construídas ao longo dos anos em suas margens e ruas adjacentes, incluindo até o condomínio do Minha Casa Minha Vida. Isto sem falar dos animais soltos. A avenida está estrangulada. Passaporte de vergonha para a cidade.


Há 02 correntes de pensamento: duplicar todo o seu percurso ou deixá-la mão única, ao criar um binário com uma rua paralela. Os que defendem o binário alegam que as inúmeras ruas adjacentes não permitem a duplicação, pois seus acessos complicariam bastante a dinâmica do trânsito, isto sem falar do valor das indenizações.

Particularmente sou a favor da duplicação. Em relação aos cruzamentos, é claro que em grandes avenidas não é possível o acesso a qualquer esquina. Em nenhuma metrópole existe avenida assim. Existe sim locais específicos para retorno, como as rotatórias. Quanto às indenizações, quando existe vontade política todos os empecilhos são vencidos. Considero que forçar os motoristas a trafegarem lá pelas Pedrinhas não é muito conveniente. Mas claro que a população deste e outros bairros merecem uma avenida decente também. Seria uma segunda opção para quem vem do aeroporto. Aliás, se não me engano o Anel Viário deve passar por este trecho das Pedrinhas.

A discussão está aberta...


4 comentários:

  1. Com certeza a duplicação é a melhor solução, e gostaria de saber se vc tem alguma noticia sobre o viaduto ou túnel que seria construido no triângulo crajubar, pois se falava muito nas antes das eleições de Raimundão e até agora ninguém toca mais no assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recentemente o site Juanorte abordou o viaduto como reportagem principal. Tomando como exemplo o governo do estado, que apesar de ter capacidade de investimento em obras só construiu pra valer lá pela metade do primeiro mandato de Cid, acho que este viaduto só vai "embalar" mesmo lá pelo segundo ou terceiro ano de Raimundão, isto se conseguirem verbas!

      Excluir
  2. Somos favoráveis a duplicação da avenida Virgílio Távora do Aeroporto a Avenida Carlos Cruz bifurcando-se no binário constituído entre as Ruas Santa Luiza e do Cruzeiro. Seu prolongamento até a CE-293 entre Barbalha e Missão Velha em pista dupla até a entrada daquela cidade e a construção de vias alternativas ao Sul: avenida Manoel Coelho até a av Perimetral/ Maria Letícia e ao Norte até a prolongando-se permitindo cruzamento com a prolongação da avenida Carlos Cruz - que deveria ser pavimentada as margens da Via Férrea até a Vila Fátima e ainda prolongar-se ao norte, cruzar o Rio Salgadinho e se unir a CE-060 estrada Juazeiro-Caririaçu. Só assim poderíamos ter um modelo que contemplasse os acessos ao aeroporto sem passar por dentro do centro da cidade e criar verdadeiros "pseudópodes" que no futuro podem se transformar em importantes corredores como vislumbramos hoje nas avenidas Leão Sampaio e Padre Cícero. Mas se for para priorizar algo, certamente, somos favoráveis a duplicação da avenida Virgílio Távora com duas rotatórias: 1- na avenida Manoel Coelho; 2- na avenida Humberto Bezerra.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leo! Eu penso que a melhor solução seria uma nova via duplicada, por exemplo, margeando a linha férrea que existe ao norte. Além de valorizar novas áreas, poderíamos no futuro pensar também num prolongamento do VLT até o aeroporto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês