segunda-feira, 11 de julho de 2011

Centenário: tempo de festas e reflexões

Mês de julho, chegou o Centenário de Juazeiro do Norte. A cidade festeja sua data e o grande "boom" econômico: construção civil em alta, valorização imobiliária, recorde em vendas de veículos, comércio aquecido com a chegada de grandes grupos nacionais e internacionais, ensino superior em franca expansão, dentre outros fatores símbolos de grandes metrópoles. Maravilha! Estamos crescendo a passos largos. É tempo de comemorar, mas é um ótimo momento para refletirmos que modelo de cidade queremos deixar para as próximas gerações.

Convivemos com muitos problemas, alguns comuns à maioria das cidades brasileiras, como a insegurança e a falta de moradia, e outros típicos de lugarejos acanhados e pequenos. Nesta postagem quero discutir 02 problemas interligados e relacionados a nossa qualidade de vida:

1) Esgoto a céu aberto: Este mal está presente em todos os bairros, desde os pobres até os ricos. Se andarmos pelo Centro, em meio a várias lojas sofisticadas ou clínicas particulares, sentimos o mau cheiro. Se vamos a um posto de saúde, temos que pular o esgoto de sua própria calçada. Ao construirmos nossas casas, temos que invadir a rua para que as rampas das garagens não desemboquem na lama fétida. Ao dirigirmos nossos veículos nos cruzamentos precisamos ficar atentos para não cairmos nas valas. Até quando vamos conviver com isso? É inadmissível uma cidade turística ser tão imunda. É vergonhoso ouvir de visitantes esta constante reclamação.

2) Preservação das áreas verdes e locais de convivência: Juazeiro é muito quente e carente em áreas verdes. A ocupação desenfreada dos terrenos é feita de maneira aleatória, indústrias se instalam em bairros residenciais. A doação dos terrenos é importante pois o emprendimento prometido gerará emprego e renda, mas precisa haver uma "contrapartida ecológica". O Plano Diretor Urbano a ser revisado necessita ser seguido pelas administrações. O Parque Ecológico das Timbaúbas deve ser concluído em toda a sua extensão de acordo com seu projeto original: é o nosso pulmão. Praças precisam ser revitalizadas e conservadas, isto sem necessariamente reformar a cada governo para ficar com a "cara do prefeito da vez". A população não tem espaços para prática de cooper e se arrisca correndo no meio das avenidas Leão Sampaio e Ailton Gomes.

Temos outras deficiências como o aeroporto acanhado, distritos com acesso por estradas carroçais, trânsito caótico sem a intervenção dos governos no tocante à abertura de novas avenidas e construção de viadutos, falta de discussões sobre projetos importantes como a instalação de um porto seco, etc. Todos tão importantes como o esforço para garantir uma boa qualidade de vida e bem-estar para os juazeirenses e turistas.

Esta é uma pequena reflexão de um cidadão comum juazeirense, feliz com o desenvolvimento, mas preocupado com a sustentação para a continuação deste desenvolvimento: a infraestrutura. O blog Cidade Juá está aberto para comentários, críticas e sugestões.

2 comentários:

  1. O centenário não pode deixar de ser comemorado pelo seu povo e aqueles que acreditam ou tem serviços prestados a esta terra. Já aqueles que poderam fazer e disperdiçaram a oportunidade: estes não têm nada o que comemorar, só a lamentar. Infelizmente para eles, e felizmente para o povo: cavalo celado: não passa duas vezes...

    Juanews

    ResponderExcluir
  2. Pedimos atitudes do poder público, mas é preciso que particulares populares ou não atentem para erros como: construções irregulares, aterros de areas indevidas, ocupações de áreas de proteção, etc...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês