sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Semana Mundial do Espaço

A World Space Week (http://www.worldspaceweek.org/) ou Semana Mundial do Espaço é o maior evento internacional público dedicado ao espaço, com comemorações em mais de 50 nações.

Oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas em 1999 como uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida das populações, a Semana Mundial do Espaço, de 4 a 10 de Outubro, é assinalada pela comemoração de dois eventos marcantes da era espacial:

- O lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo o caminho para a exploração espacial, em 4 de Outubro 1957;

- A assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes em 10 de Outubro 1967.
 
O tema da Semana Mundial do Espaço em 2011 é "50 anos de voos espaciais tripulados". Uma homenagem ao primeiro voo espacial humano que ocorreu no dia 12 de abril de 1961, quando o cosmonauta Yuri Gagarin  completou uma órbita  ao redor da Terra a bordo da nave Vostok 1, lançada pelo programa espacial soviético e desenhada pelo cientista  Sergey Korolev.
 
A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO EM JUAZEIRO DO NORTE, NO CEARÁ

Em meio às comemorações internacionais, em Juazeiro do Norte a equipe do Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE Campus Juazeiro do Norte), com a total colaboração da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) realizará, durante toda a Semana Mundial do Espaço,  eventos de observação astronômica com telescópios em espaços públicos e distribuição de panfletos temáticos. Dois telescópios refletores serão colocados a disposição da população para a observação da Lua.

A ação social,educacional e científica que visa estreitar os laços entre a ciência e a população proporcionará oportunidade única aos juazeirenses de contemplar  com seus próprios olhos, de forma gratuita,  pequenos detalhes do mundo mais próximo da Terra.

Veja a programação em Juazeiro do Norte:

 
Dia 04 de Outubro, Terça-feira, das 18h00 às 21h00, Praça Feijó de Sá (antiga Pça do Giradouro), Bairro Triângulo.
Dia 05 de Outubro, Quarta-feira, das 18h00  às  21h00, Praça José Geraldo da Cruz (antiga Praça das cacimbas), Bairro Franciscanos.
Dia 06 de Outubro, Quinta-feira das 18h00 às  21h00, Praça Padre Cícero (defronte ao Anfiteatro), Centro
Dia 07 de Outubro,  Sexta-feira das 18h00 às  21h00, Praça Padre Cícero (defronte à Feira Itinerante de Artesanato), Centro
Dia 08 de Outubro,  Sábado, das 18h00 às 21h00, aos pés da Estátua do Padre Cícero, no Horto.
Dia 10 de Outubro,  Segunda-feira das 18h00 às 21h00, Praça Padre Cícero (defronte ao Anfiteatro), Centro.
 
Valmir Martins de Morais - valmirmmorais@yahoo.com.br
Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço - Brasil
N-ASTRO Núcleo de Astronomia - http://www.juazeiro.ifce.edu.br/astronomia/index.php
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês