terça-feira, 5 de julho de 2011

Municípios entram em disputa pela sede da Federal do Cariri

O projeto de criação da Universidade Federal do Cariri aguarda aval do Ministério da Educação para começar a sair do papel. Mas já gera discussões entre os municípios que poderiam sediar a universidade. O deputado Arnom Bezerra confirma que o projeto já é certo, faltando apenas a decisão do Ministro da Educação, Fernando Hadad. Arnom incentiva a disputa legítima e saudável entre os municípios que desejam sediar a UFCA, mas alerta que conflitos podem retardar o processo.


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, colocou à disposição 16 hectares de terra às margens da av. Pe. Cícero, onde já estão sendo construídos o Centro de Convenções e o campus da UFC para o curso de Ciências Agrárias e, brevemente, será instalada a Faculdade Católica do Cariri. Segundo ele, "a área tem toda infraestrutura necessária como água, energia elétrica, rede de telefonia e está sendo assinada parceria entre o município e o estado para construção de toda a pavimentação asfáltica acessiva àquele complexo", antecipa. Samuel escalrece que Crato não tem nenhuma intenção de prejudicar os outors municípios do Cariri interessados no empreendimento, apenas está fazendo a sua parte para que a cidade ganhe o equipamento. O prefeito lembrou que o município merece ser sede da UFCA pelo seu pioneirismo no movimento educacional, cultural e universitário do Nordeste.

O vice-prefeito de Juazeiro, Roberto Celestino, alega que o estudo técnico de implantação inicial do projeto da Universidade Federal do Ceará já garante que Juazeiro é o local mais apropriado para receber essa estrutura universitária. Ele explica que apenas haveria um crescimento da estrutura já existente do Campus atual. Celestino defende que "a cidade concentra o principal centro de ensino superior do interior do Ceará, com cerca de 50 faculdades em áreas como Medicina e Administração, tendo também a maior demanda de estudantes, cerca de 20 mil alunos. Além de ser o maior centro cultural do interior do Nordeste", ressalta.
Trechos de matéria do Jornal do Cariri, número 2489

Nota: Já que a Região Metropolitana do Cariri não sai de fato do papel e não há um planejamento em conjunto dos equipamentos urbanos, o resultado termina sendo a disputa entre os municípios, algo que os próprios políticos incentivam. Enquanto Juazeiro e Crato brigam por um prestígio político inexistente, outras cidades nos vencem de goleada em viabilizar seus projetos.

Foto campus UFC Cariri em Juazeiro do Norte

6 comentários:

  1. Particularmente, sou favorável à instalação da sede em Juazeiro, pois o campus da UFC está aqui e temos a população maior. Crato já tem a sede da URCA e sua tradição poderia ser premiada com a ampliação do campus da URCA na área do atual parque de exposições (caso a população cratense decida pelo novo parque). Não há necessidade de englobá-la na UFCA. Grandes cidades e regiões possuem universidades públicas tanto do estado quanto do governo federal.

    ResponderExcluir
  2. Pois já existe quem defenda, aqui no Crato, a doação do parque de exposições para a futura e incerta UFCA - incerta, apesar de um deputado afirmar que falta pouco. Deputado este cunhado do vice-prefeito juazeirense...

    Também acredito que o campus da UFC de Juazeiro seja o candidato natural a ser o embrião dessa universidade, de forma que a cidade do Crato poderia muito bem reinvidicar um grande campus para cá dessa IES, a exemplo de Juazeiro e Petrolina, em que esta última cidade possui reitorias e cursos e a primeir sedia um dos campi com outros cursos. E a UNIVASF já saiu do papel do tamanho da URCA...

    Admiral
    Crato-CE

    ResponderExcluir
  3. A UNIVASF hoje já possue cursos até em São Raimundo Nonato, no Piauí.

    ResponderExcluir
  4. Barbalha resolveu entrar na briga alegando que tudo vêm para Juazeiro. Na nossa opinião tudo vai para Sobral. No Cariri JN há quase um século divide equipamentos públicos com outras cidades: exemplos: Fac de medicina, Ceasa, Centro de Conveções. etc... No tocante a iniciativa privada tudo vem por gravidade, sem interferências, nem nossa nem deles, nem de quem quer que seja.

    Já opinamos nossa opinião na postagem que sugere a distribuição de equipamentos na RMC. Não podemos é abrir mão da hierarquização, sendo a Reitoria de fundamental importancia sua localização em JN,

    ResponderExcluir
  5. Por outro lado qual o municipio caririense disposto a entrar com a maior contrapartida? Investir mais na UF? Dota-la de mais infraestrutura, abrir avenidas, asfalta-las, etc... JN até agora foi quem mais fez. O Crato não teve se quer a coragem de colocar o seu parque na jogada. Barbalha não apresentou um projeto a altura. JN tem um campus com planto diretor e tudo. Corrigam-me se estiver equivacado

    ResponderExcluir
  6. A UFCA deve ser em crato, para acabar com a expocrato!
    Além de beneficiar a cidade de crato, eu como jovem de crato, sou a favor da doação do espaço da Expocrato. Pra que jovens não se percam no mundo das drogas, do álcool etc.
    msn: leonardo_black@yahoo.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês