terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aeroporto do Cariri 24h


Hoje é um dia histórico para todos que lutam e anseiam pelo progresso de Juazeiro do Norte e região do Cariri: o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes começou a operar em regime de 24h. Antes fechava no horário de 18:00h às 24:00h. E foi com este horário limitado que perdemos a chance de termos voando nos nossos céus a TAM e a TRIP. Ambas manifestaram interesse de nos servirem com seus voos mas a Infraero negou os pedidos na época. Tudo por causa da novela contrato-governo do estado-Infraero.

Mas o padim intercedeu e fez a Justiça Federal de Juazeiro do Norte agir para ao menos o aeroporto ser adaptado à sua demanda atual. A Infraero foi obrigada a assumi-lo integralmente e a instalar os módulos operacionais provisórios. E deu a lógica, a estatal aceitou e está começando a providenciar os melhoramentos: os MOPs já foram iniciados e o funcionamento 24h autorizado.

Como efeito imediato ganhamos a operação da empresa Passaredo, que irá se juntar a Azul, Gol e Avianca a partir de 22 de setembro. Aguardamos agora novamente TAM e TRIP como também qualquer empresa aérea que queira trabalhar num dos aeroportos com maior crescimento de todo o país.

Curiosamente, também um dos mais injustiçados, pois enquanto são dados incentivos fiscais e são realizados investimentos em aeroportos pouco movimentados, o aeroporto do Cariri amarga uma defasagem estrutural gigantesca. Isto devido ou ao pouco prestígio de nossos políticos ou à falta de visão dos mesmos quando a chance aparece.

Até o final do ano os módulos provisórios estarão instalados. Será uma grande vitória, mas não podemos esquecer de outras batalhas:
1) Ampliação da pista para pouso de aviões de maior porte;

2) Ampliação definitiva do terminal de passageiros;

3) Construção do terminal de cargas;

4) Ampliação do estacionamento e duplicação total da av. Virgílio Távora.

5) Proteção da área próxima ao aeroporto contra a ocupação imobiliária.

Batalhas difíceis, pois o governo federal está muito ocupado com os aeroportos das cidades sedes da copa do mundo, o governador do Ceará promete novo terminal mas na prática deixa a confusão do contrato estado-Infraero rolar, e os sucessivos governos municipais se revelaram totalmente incapazes de melhorar a infraestrutura de acesso ao aeroporto e de conter a ocupação desordenada de terrenos.

2 comentários:

  1. concordamos ate com as virgulas desta postagem. No plano diretor o aeroporto deve ter sua area aprovada como zona especial, defendemos acessibilidade atraves da virgilio tavora e anel viário, e espaço para sucessivas ampliações. E lembrar que o prefeito queria construir conj habitacional nas proximidades, que lastima!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tanto lugar para construir e vão procurar logo perto do aeroporto, só para termos problemas no futuro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês