sábado, 10 de setembro de 2011

Juazeiro começa a organizar melhor suas romarias

 Boxes do Centro de Apoio aos Romeiros

Fé, devoção, perseverança. Estas palavras resumem um pouco o que são as romarias de Juazeiro do Norte. Milhares de nordestinos viajam quilômetros e quilômetros para pedir ou agradecer bençãos do padim. Mas outro vocábulo também sempre foi marca registrada: desorganização. Barracas obstruindo as ruas, trânsito congestionado, falta d'água, enfim, o caos total.  O poder público nunca tinha sido capaz de preparar a cidade para o grande evento. Até uma parcela da população torcia o nariz e preferia viajar nesta época fugindo da bagunça.

Felizmente, e finalmente, está acontecendo uma mudança. A atual administração municipal faz um belo trabalho e consegue organizar a cidade. Com a ajuda do governo estadual, que concluiu os boxes do Centro de Apoio aos Romeiros, as ruas foram desobstruídas e os romeiros podem circular livremente. Andando pelo Centro, podemos perceber nitidamente a diferença. Realmente de "tirar o chapéu".

Contudo, nem tudo são flores e não podemos deixar de cobrar obras estruturantes prometidas. A atual gestão não consegue dar andamento à Praça do Marco Zero, e nem ao Estacionamento dos Romeiros. Também prometeu, no início do mandato, construir um grande rancho a fim de melhor acolher nossos irmãos romeiros, os quais são submetidos a grande exploração por parte de alguns comerciantes. Parece que o rancho foi esquecido. Da parte do governo estadual, é imprescindível a construção do Anel Viário  para desafogar o trânsito das ruas São Pedro e Pe. Cícero. 

Enfim, a melhor mudança acontece na mentalidade dos juazeirenses. Agora é consenso a necessidade de um acolhimento digno para nossos nobres visitantes.

Abaixo um vídeo mostrando a Basílica N. S. das Dores e o Centro de Apoio aos Romeiros bem no início da romaria de setembro de 2011:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês