sábado, 25 de fevereiro de 2012

Centro de Juazeiro versus Centro de Crato

 Centro de Juazeiro, muita gente, ruas estreitas, esgoto a céu aberto, trânsito caótico.

Esgoto a céu aberto, mau cheiro, trânsito caótico, ruas estreitas, intensa movimentação de pessoas, enfim, desorganização total. Estes são os aspectos que todos os dias os juazeirenses encontram quando se dirigem ao Centro comercial. Antigamente em tempos de romaria era o caos total, hoje até que melhorou, mas em geral são muitos aspectos negativos. Seria um mal irremediável resultado do crescimento de toda cidade? Haverá alguma alternativa para solucionar ou amenizar os problemas?

Na nossa vizinha Crato, o governo estadual promoveu uma verdadeira revolução nos espaços urbanos com as obras de requalificação. Claro que não funcionaria muito em Juazeiro, imaginem a Rua São Pedro mais estreita ainda para aguentar todo o volume de veículos? A cidade pararia! Mas passeando pelo Centro de Crato, fica uma certa "inveja" saudável, um sentimento que poderíamos melhorar também.

Centro de Crato organizado, sem esgotos.

Algo tem que ser feito para melhorar o aspecto do Centro de Juazeiro. O blog Se Eu Fosse Prefeito apresentou um projeto de padronização das calçadas. Já é um ótimo começo. Vejam abaixo:

Fonte: Se eu fosse prefeito.

De concreto nesta administração, tivemos o sucesso da Zona Azul, tentada em outras oportunidades sem êxito, mas desta vez deu certo. Só que precisamos de mais intervenções. Fala-se na 1ª etapa do Anel Viário. Na verdade já está atrasadíssimo. Vale lembrar que esta primeira etapa desviará o tráfego dos bairros voltados para Crato. Teremos ainda o tráfego oriundo do lado de Barbalha.

E o Anel Viário circundará a cidade. Deve-se pensar também numa intervenção no "coração" do Centro. Penso numa avenida larga para captar e distribuir o tráfego. Poderia ser partindo da Praça dos Ourives nos Franciscanos e descendo pela atual Rua da Glória, assim teríamos uma ligação com as avenidas Carlos Cruz e Ailton Gomes até a Basílica. Com certeza algo polêmico, muitas indenizações e antigas ruas tradicionais desaparecendo. Mas é só uma ideia de alguém leigo no assunto. Os engenheiros de trânsito é que estudaram para tal. 

Torçamos para que muitas ideias sejam debatidas nesta campanha eleitoral, e que o vencedor execute realmente os projetos para nossa cidade.

5 comentários:

  1. É um problema mesmo quando o tráfego de pessoas e carros cresce de forma descomunal, ou melhor, sem que a cidade "cresça" estruturalmente. Tempo desses estive na rua S Pedro e vi o tráfego de carros pela manhã. Pensei logo: "aqui não cabe requalificação alguma". Porém, pensando melhor, até daria uma boa requalificação se os motoristas tivessem outra opção que não essa rua. Parece que eles não tem.

    Como vc bem lembrou, uma das soluções - se é que algum prefeito terá coragem de tomar - seria a abertura de vias. Além de uma única opção de tráfego pelo centro da cidade, Juazeiro só possui uma entrada em direção a ele: o cruzamento do shopping.

    ____________

    Já no Crato, a rua "principal" - dr. João Pessoa - não tem o maior fluxo de veículos. As ruas Almirante Alexandrino(saida p/o Pernambuco) e Cel. Luis Teixeira(vinda do Seminário) são de longe as ruas mais movimentadas do centro cratense, isto facilmente verificado antes mesmo da requalificação. Aliás, o comércio do Crato está divido entre as ruas dr. João Pessoa, B Alencar, S Dumont, Cel L Teixeira, Sen Pompeu, Almirante Alexandrino e Ratisbona. Vários quadriláteros e não somente uma rua concentrando todos os serviços.


    Talvez o problema da rua São Pedro seja justamente o de concentrar sozinha, pelo menos no centro, todo o tráfego e comércio popular da cidade - acredito que ainda mais que a rua São Paulo e S Luzia(me corrija se eu estiver equivocado). Aí depois vem gente, ônibus, táxis etc etc. A "largura" das calçadas da rua São Pedro é algo muito problemático se temos em mente a quantidade de pessoas e ambulantes que se utilizam delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você completou claramente a ideia do texto, a Rua São Pedro é a única opção de tráfego, ao contrário do que acontece em Crato, e por isso está estrangulada. Concordo que a abertura de novas vias é apenas um sonho, porque não tem prefeito com coragem para isso.

      Também a São Pedro concentra quase todo o comércio, restando a São Paulo, Conceição, Santa Luzia, Alencar Peixoto, Cruzeiro, ou seja, ruas adjacentes e próximas, que são na prática ramificações do eixo principal.

      Excluir
  2. Quanto ao projeto apresentado pelo outro blog, ele deveria lembrar que a galeria de águas pluviais não pode ser a mesma de esgoto. Aqui no Crato temos o péssimo exemplo da rua Tristão Gonçalves(mais conhecida como rua da Vala), em que juntaram - ou nem tiveram o trabalho de plenjar- esgoto e escoamento de água. O resultado só poderia ser aquele odor. Salvo engano, é assim em algumas ruas de Juazeiro.

    ***

    ResponderExcluir
  3. A RUA SÃO PEDRO JÁ POSSUI SANEAMENTO. O ESGOTO CITADO NA IMAGEM É REFERENTE A GALERIA DE ÁGUAS PLUVIAIS, (APESAR DE TER O NOME ESGOTO).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês