quinta-feira, 4 de abril de 2013

No alto do Horto, o letreiro?

Sagrada colina do Horto.
Sagrada colina do Horto.





“Olha lá no alto do Horto, ele tá vivo, o padre não tá morto!” Linda música do eterno Luís Gonzaga, a qual traduz com maestria o mais simples e verdadeiro sentimento do juazeirense e do romeiro em relação ao seu grande patriarca: Pe. Cícero Romão Batista.

Símbolo maior de Juazeiro do Norte, a estátua do Pe. Cícero permeia o imaginário de todo brasileiro como primeira referência da sua famosa e sagrada cidade. Desde a sua construção, reina absoluta quando olhamos para a colina do Horto.
 
Mas agora estão querendo construir um enorme letreiro com os dizeres “JUAZEIRO CAPITAL DA FÉ” na sagrada colina. Cada letra terá o mesmo tamanho da estátua. E agora? Olharemos para o Pe. Cícero ou para o letreiro?

Vamos imaginar o Cristo Redentor. Marca registrada do Rio de Janeiro e até do Brasil. Agora coloquemos ao seu lado enormes letras afirmando: “CIDADE MARAVILHOSA”. No mínimo estranho, não seria?

Se letreiro é coisa de Hollywood, então deixemos isto com os americanos. Para que copiá-los? Já temos o que é nosso! As lapinhas, as procissões, as renovações, a missa do dia 20, a penitência da Sexta-feira Santa, as romarias. Já temos o nosso padrinho olhando por nós no alto do Horto!


Paulo Leonardo Celestino


Leia também:  Campanha letreiro não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês