quarta-feira, 25 de maio de 2011

Juazeiro do Norte - CE: 100 anos de esgotos a céu aberto, por Miséria

A cidade de Juazeiro do Norte que no dia 22 de julho deste ano completa seu primeiro centenário carrega a triste cultura de manter desde sua emancipação, esgotos correndo a céu aberto na maioria de suas ruas. No interior do Ceará, Juazeiro do Norte é uma das poucas cidades onde a tradição de se manter lama podre descendo nas galgas das calçadas, persiste de ano para ano. Em alguns bairros até fezes são colocadas para o meio da rua. No centro da cidade, boa parte das casas comerciais interligou suas fossas ao esgoto das calçadas. Quando acontece um entupimento, a podridão toma conta da cidade.

Mesmo sendo uma cidade com saneamento básico na maioria dos bairros, manter a lama podre descendo nas ruas é uma tradição. A falta de uma lei proibindo tamanha imoralidade faz com que as pessoas continuem construindo suas casas e colocando as águas servidas para o meio da rua. Em muitas ruas as águas se acumulam e ali surge inúmeras doenças. Em muitos casos, moradores de Juazeiro preferem fazer uma fossa na sala de sua casa para não ligar a rede de esgoto da Companhia de Água e Esgotos do Ceará – Cagece. As águas servidas que descem pelas ruas vão para os brejos que rodeiam a cidade e findam no leito do rio Salgadinho, um verdadeiro esgoto a céu aberto. Muita gente faz isso simplesmente para não pagar a taxa de esgoto cobrada pela Cagece que atualmente é 80% do valor cobrado pela água. 
Trecho de matéria do site Miséria



Parabéns ao site Miséria pela matéria. Apesar de todo a evolução nestes 100 anos, vários setores atrasados persistem. Se tem uma rede de esgotos deveria ser obrigatória a sua utilização, se bem que a qualidade da mesma não é lá essas coisas, vale lembrar que foi obra patrocinada pelo governo Collor com a empresa OAS. Esses esgotos a céu aberto envergonham a cidade e atrapalham até o trânsito, pois são obstáculos nos cruzamentos das ruas. Todos os prefeitos que executam pavimentação asfáltica nunca se importam de eliminar estas "valas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês