quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Parque ecológico: quando for tarde demais, talvez acordem!


O Parque Ecológico das Timbaúbas foi criado pelo decreto de lei municipal 1.083 de 23 de março de 1995 e tem uma área pública de 634,50 ha em reserva ambiental. Criado para ser uma área de preservação da mata ciliar do riacho e lagoa dos macacos, principal fonte d’agua de nossa cidade.
A lagoa é (era) uma nascente que fornece (fornecia) água para o Riacho dos Macacos e está inserido na bacia hidrográfica do Salgado que pelo qual fornece água através de Poços Tubulares para a Companhia de Água e Esgoto do Ceara – CAGECE. Possui como fonte hídrica direta ou indireta o manancial subterrâneo, que representa a única fonte de abastecimento d'água[¹].
Em todo o percurso do riacho dos macacos estão instalados 18 Poços que abastecem 75% da cidade de Juazeiro do Norte.
Quando foi inaugurado o Parque Ecológico possuía uma grande quantidade de equipamentos de lazer e entretenimento, como por exemplo: 08 cascatas para banhos, em cada cascata existia em torno de 4 a 5 bicas, área para piqueniques, mesas, bancos ecologicamente corretos em baixo das copas das árvores, cestos de coleta de lixo, placas de identificação de árvores com médio e grande porte, banheiros, lanchonetes, etc. Hoje está abandonado.
Atualmente o riacho dos macacos em seus quase 2.692 kilometros de extensão está completamente poluído tornando-se 100% em esgoto, pois o mesmo recebe em média 92 pontos de esgotos a céu aberto proveniente de 46 ruas que encerram-se as margem do riacho trazendo esgoto de mais de 20 bairros e é do subsolo deste riacho que vem uma boa parte do abastecimento de água de nossa cidade. Vale salientar que antes de chegar a nossas casas toda a água que a CAGECE recebe dos Postos passam por um tratamento dentro das normas mundial de saúde até chegar as nossas torneiras.
LAGOA DOS MACACOS
A Lagoa dos Macacos está situada dentro do parque Ecológico das Timbaúbas e é uma das poucas fontes manancial de nossa cidade.
Segundo um artigo técnico sobre contaminação de poços tubulares em Juazeiro do Norte – CE, O riacho dos Macacos, na maioria dos parâmetros analisados, não se enquadra em nenhuma das classes de águas doces da Resolução N° 357 do CONAMA e da Portaria N° 518 do Ministério da Saúde. Constatou-se que neste riacho e no lago da Timbaúbas a concentração de coliformes totais e termotolerantes é extremamente elevada [²].
Atualmente a lagoa dos macacos vem sofrendo com a erosão e a poluição, hoje não se vê mais água na lagoa ela está completamente seca, um fato interessante é que essa lagoa nunca tinha secado, porém de alguns anos prá cá vem sofrendo com a seca, ou será com o abandono?
SITUAÇÃO ATUAL DO PARQUE ECOLÓGICO DAS TIMBAUBAS:
·         Lagoa com assoreamento e seca
·         Assoreamento do riacho
·         Bancos quebrados
·         Lixeiras quebradas e abandonadas
·         Cascatas abandonadas e desativadas
·         Mesas e bancos para piqueniques quebrados
·         Iluminação insuficiente e precária
·         Bueiros quebrados
·         Muita sujeira e galhos secos
·         Entulhos de construção
·         Trilhas desgastadas e com muito mato
·         Edificações abandonadas
·         Quadra de futebol de areia com equipamentos deficiente
·         Corrimão da ponte inexistente
·         Postes de Iluminação abandonados quase soterrados
Pelas imagens abaixo podemos ver até que ponto chegou à seca na lagoa dos Macacos, o assoreamento deixou a lagoa mais rasa e com isso seca mais rápido e além de sofrer o processo natural da evaporação.

 

SOLUÇÕES E AÇÕES PARA REVITALIZAR O PARQUE:

  • Aprofundar a lagoa revestindo-a com capim de raiz longa para segurar o assoreamento.
  • Plantar cana de açúcar as margens do riacho para melhorar a umidade do ambiente.
  • Revitalizar as áreas de piqueniques com mesas e bancos
  • Câmera de segurança em parceria com a CPMA
  • Depois de revitalizada colocar na lagoa; peixes, patos, gansos, marrecos e pedalinhos.
  • Desviar os esgotos que nela estão sendo despejados no parque
  • Instalar Iluminação noturna
  • Instalar 02 cata-ventos para abastecer a lagoa em período de seca e as matas reflorestadas  
  • Plantar mata ciliar em torno de toda a lagoa
  • Reativa as 08 cascatas (bicas d’água)
  • Reflorestar com fauna frutífera e preferível mata fechada
  • Renovar os bancos de madeira, as lixeiras, as placas de informações, os pontos de sobra e descanso entre outras.
  • Revitalizar as trilhas
  • Limpar todo o parque e recolher todo tipo de entulhos

TIMBAÚBAS:
Do tupi, timbo`iwa, que significa "árvore da espuma.

Timbaúba é uma árvore de grande porte da família das leguminosas (Stryphnodendron guianense), da floresta pluvial, de folhas subdivididas em inúmeros folíolos pequenos, flores pequeninas e organizadas em espigas alongadas, e cujos frutos são legumes, denominada Sua madeira é branca e mole, e a casca encerra grande quantidade de tanino, por isso, aproveitada nos curtumes. Em outras regiões do país, recebe o nome de "fava-de-rosca" e "timbaúva".

Referências Bibliográficas
[1] ARTIGO TÉCNICO. CONTAMINAÇÃO DE POÇOS TUBULARES EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. Eng. sanit. ambient. 92 Vol.11 - Nº 1 - jan/mar 2006, 92-102. www.abes-dn.org.br.
[2] Fontes:  CEARÁ. Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará - Cagece. Dados de populações e economias de esgoto-2003. Juazeiro do Norte: 3p. CAGECE 2003.

Fonte: Seeufosseprefeito.blogspot.com

Um comentário:

  1. Que pena que o Parque Ecologico está nessa situação. Fico pensando pra que diabos serve um vereador nessa cidade, ao invés de discutirem os problemas da cidade afim de resolvê-los, ficam com picuinhas com esse ''prefeito''. É irritante a situação politica de Juazeiro, esses vermes que ai estão deveriam ser banidos da politica por justa causa: falta de competencia para gerir uma cidade importante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês