quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Casarão do Museu Vivo é o prédio mais antigo do município



No último dia 22 de julho o município de Juazeiro do Norte completou 100 anos de emancipação política, mas são poucos os prédios na cidade que guardam a sua origem. A Capela do Socorro foi erguida por uma romeira em pagamento de graça alcançada com Padre Cícero no ano de 1909, mas existe um prédio de construção um pouco anterior. Em 1907, no alto da Colina do Horto, o velho Casarão do Padim ganhou forma para se tornar o local preferido dos retiros espirituais do sacerdote.

Ele já contava com 63 anos de idade e a saúde ainda era das melhores quando subia a Serra do Catolé para se recolher entre os arvoredos, fazer suas orações, descansar e contemplar a vila do Joaseiro e o verde vale do Cariri. Padre Cícero só morreria 27 anos após a construção do casarão e o fim da sobras se deram quatro anos de Juazeiro se tornar município. Somente 62 anos depois o então prefeito Mauro Sampaio construiu o monumento em homenagem ao sacerdote em frente ao Casarão

Trinta anos depois, ele retornou à Prefeitura para reformar o Casarão e transformá-lo no Museu Vivo de Padre Cícero inaugurado no dia 1º de novembro de 1999 em grande festa. A arquitetura original do prédio construído antes do povoado se tornar independente do Crato foi mantida e o mesmo se constitui em um importante patrimônio histórico juazeirense. Hoje, o Museu faz parte do complexo do Horto um dos lugares mais visitados em Juazeiro do Norte.

Fonte: Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês