terça-feira, 16 de agosto de 2011

Universidade Federal da Região do Cariri

Atual campus da UFC em Juazeiro do Norte

Segundo informações do programa Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, que entrevistou em Brasília o prefeito Manoel Santana, o deputado Manoel Salviano e o reitor da UFC Jesualdo Farias e transmitiu parte do discurso da presidente Dilma, o Cariri ganha a UFRC (Universidade Federal da Região do Cariri), nossa nova universidade a qual será implantada até 2014, após superados os trâmites legais. Juazeiro ficará com a reitoria, localizada no atual campus da UFC. Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó também terão seus cursos. Inclusive Barbalha, conforme seu prefeito José Leite, tem interesse em ficar com o campus saúde.

Grande vitória de Juazeiro e toda região, justamente quando a UFC tem como reitor o juazeirense professor Jesualdo Farias. Novos cursos serão anunciados apenas quando os estudos de implantação da universidade estiverem mais adiantados. 

Com certeza a UFRC será grande catalisadora de desenvolvimento, atraindo estudantes de vários estados vizinhos e criando uma verdadeira cadeia de produção: serão novos imóveis, mais lojas, enfim mais progresso. Tudo isso para se somar ao crescimento já verificado pela vinda das dezenas de cursos particulares.

Nota: Trecho de texto no site do Mec:

"As novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá, onde hoje funciona o câmpus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte. Ela será instalada na atual estrutura do câmpus Cariri, que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFCE)."

Reitor Jesualdo Farias confirma UFRC para 2014, por site Miséria (25/08/11):

O Ministério da Educação ainda não nomeou a comissão e seu respectivo presidente para coordenar os trabalhos de criação da Universidade Federal da Região do Cariri, sob a tutela da Universidade Federal do Ceará (UFC). O reitor dessa entidade, Jesualdo Farias, explicou que a elaboração de todo esse projeto da UFRC não acontece da noite para o dia e aponta o primeiro semestre de 2014 como prazo para a instalação.

Como juazeirense que é, ele ainda comemora a assinatura do ato de criação da Universidade Federal do Cariri pela presidente Dilma Rousseff no último dia 16 de agosto em solenidade no Palácio do Planalto. Ele esclarece que essa comissão será a responsável pela elaboração de todos os projetos necessários para o funcionamento da instituição.

Segundo diz são os projetos político-pedagógico, definição dos cursos e das políticas institucionais, quantitativo de professores, alunos e servidores técnicos administrativos, orçamento inicial e detalhes com relação ao projeto para as obras do Campus da UFRC. Outro detalhe, de acordo com Jesualdo, é a distribuição de cursos em Juazeiro, Crato e Barbalha, além dos Campi de Brejo Santo e Icó.
 
UFRC em vídeo: http://cidadejua.blogspot.com/2011/08/tv-cidade-jua-universidade-federal-da.html

9 comentários:

  1. A sede já foi definida sim e será em Juazeiro do Norte, basta olha do site do mec. lá tem uma tabela com a sede das 4 federais e os campus a serem criados.

    ResponderExcluir
  2. Meu comentário: como é um assunto palpitante -até demais e que mexe na cabeça de alguns juazeirenses - a federalização da URCA é um caminho. Não o das pedras, mas aquele cheio de espinhos e penhascos. Este foi o ponto 1.

    O ponto dois é que caso haja a incorporação da URCA pela UFRC - que, convenhamos, possui sigla feia se comparada a UFCA - o Crato passa a garantir um imenso ativo imobiliário em favor da instituição. Se não vejamos: campus 1 e 2 do Pimenta com significativas instalações, a saber: sede do GeoPark, servidor da central de computadores, laboratórios de biologia ora construidos com valor superior a meio milhão, residência universitária, ginásio poliesportivo em construção com capacidade para 2500 pessoas sentadas, restaurante universitário e, agora, a já certíssima incorporação do parque de exposições ao patrimônio físico da URCA. Já certíssima, anotem.

    Como podem ver, caso a URCA seja incorporada,o que é muito difícil, acredito, não haverá para Juazeiro a transferência do que realmente importa para uma cidade: a movimentação estudantil decorrente da infraestrutura instalada. Neste caso, ser apenas a sede da instituição(que será em juazeiro) pode gerar algumas frustrações a algumas pessoas que não se conformam com o simples fato dos cursos da URCA estarem em Crato...

    É bom lembrar que diferentemente da URCA, que nasceu todinha dentro do Crato e que só no século XXI chegou a Barbalha(fato lamentável), a UFRC já nasce virtualmente instalada nas três cidades. O bolo já veio bem repartido. Torçamos que o glacê não seja de procedência duvidosa.

    ResponderExcluir
  3. Realmente UFCA seria um nome mais bonito, mas acho que o Mec não adotou para não passar a idéia que o Cariri seja um estado da federação. Agradeço às informações do leitor anônimo, ainda não aprendi que não se pode confiar no site da prefeitura de Juazeiro.

    ResponderExcluir
  4. Em relação à possível incorporação da URCA e quantidade de instalações, acho que ninguém perderá, pois Crato continuará com seus estudantes e Juazeiro também terá os seus, com o campus atual da UFC possivelmente ampliado. Como juazeirense, quero o reconhecimento da cidade como líder da região, o mesmo tratamento que dispensam à outras cidades de mesmo porte, como Campina Grande e Petrolina. Por que é tão difícil o poder público reconhecer Juazeiro do Norte como tal? A iniciativa privada já reconheceu.

    ResponderExcluir
  5. Que eu saiba, o único poder público que não reconhece Juazeiro como tal é o próprio poder público "autóctone". Já virou vicio para alguns desmiolados apontar um bode expiatório externo(uma impróvavel e estapafúrdia aliança Crato-Fortaleza, a Diocese, o governo do estado, a imprensa de Fortaleza, o CRATO etc) que sempre está mancomunado com "forças ocultas" para sabotar Juazeiro. Nada mais ridículo e constrangedor. Quando não provinciano. Penso que a cidade chegou a tal ponto, com desenvolvimento e contradições(não sou marxista, nem entendo disso), que a realidade ou não é compreendida ou é refeita de forma a alimentar o ego(tipo, somos grandes, somos centrais, mandamos em tudo de tal forma que se temos defeitos são oriundo dos "inimigos", e não daqui).

    Pode parecer absurdo minha teoria, mas a nível de discurso é isto que eu observo. Se o Juazeiro não tem o devido reconhecimento do poder público - o que é um exagero gritante- deve ser sintoma de faltas de lideranças que realmente mereçam tal "epíteto". Pelo menos minha cidade está assim. Portanto, falo por experiência "próxima" - não própria, rs.

    ResponderExcluir
  6. Não aponto bodes expiatórios e concordo plenamente com a falta atual de lideranças. Mas sempre viajo muito para Paraíba e Pernambuco e vejo o tratamento dos governos para Caruaru e Campina Grande.

    ResponderExcluir
  7. Eu não disse que o sr. apontaria bodes expiatórios. Mas outros apontam, sim.

    Sobre Caruaru e Campina Grande: já passei em Campina Grande e não se pode, por enquanto, compará-la com Juazeiro, visto que a cidade paraibana tem 100 mil habitantes a mais que Juazeiro.

    Já Caruaru, eu aguardo você me mostrar qual é a diferenciação que esta recebe do governo pernambucano em comparação relativa com o que Juazeiro recebe do governo daqui, em nível federal e estadual...faça-me o favor!!! Nem hospital público do porte que há em Juazeiro eles tem...

    ResponderExcluir
  8. Não concordo que UFCA seja um nome mais bonito! Prefiro UFRC, sem dúvida. E o "R" de Região é imprescindível. Região do Cariri, sul do estado do Ceará, a nossa Terra da Luz!

    ResponderExcluir
  9. É EDUCAÇÃO?... SEJA BEM VINDA...NOSSO CARIRI MERECE...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês