quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mercado público ou shopping popular?

Mercado do Romeirão, agora é shopping

Brasileiro gosta de adotar modas estrangeiras para parecer mais moderno e arrojado. Um exemplo são os novos estádios de futebol. Não são mais estádios, são "arenas". Arena Barueri, Arena das Dunas, e por aí vai...

Aqui em Juazeiro nosso Romeirão ainda não virou arena, pelo menos por enquanto. Mas está acontecendo uma onda de trocas de nomes dos nossos mercados públicos. A moda é ser shopping popular.

Os mercados públicos funcionam como âncoras do comércio de um determinado bairro. Foi a partir da implantação do Mercado do Pirajá que toda aquela região se desenvolveu e hoje já conta com agências bancárias.

Nos mercados de Juazeiro se vende de tudo, desde frutas e verduras até muamba da China e do Paraguai. São verdadeiros shoppings populares. Mas precisa chamá-los assim? Não estaremos perdendo um pouco de nossa identidade?

Os verdadeiros shoppings, assim em inglês, já chegaram ao Brasil com esta denominação. São associados a requinte e modernidade. Mais que um nome sofisticado, nossos mercados públicos necessitam de organização e limpeza, pois facilmente encontramos alimentos sendo vendidos ao lado de um esgoto a céu aberto.

Barracas perto de esgoto no Mercado do Pirajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês