domingo, 12 de fevereiro de 2012

As distâncias diminuíram!

 Crato a apenas 03km da Praça Feijó de Sá!

Trafegando agora pela manhã na Av. Pe. Cícero percebi uma curiosa mudança nas placas: as distâncias diminuíram oficialmente! Para Crato, por exemplo, antes tínhamos 10 km, agora apenas 03km! E para Barbalha, antes eram 11km, agora são 06km! Tornou-se oficial o que todos já sabiam: com a conurbação, quase não se sabe onde começam ou terminam Juazeiro - Crato - Barbalha.


Barbalha agora a apenas 06km.

Fica a curiosidade para sabermos em que local serão instalados os prometidos portais da cidade. Colocá-los perto da Praça Feijó de Sá não corresponderá à entrada de Juazeiro. É mais correto colocá-los próximos aos limites com Crato e Barbalha, respectivamente. Em Pernambuco, por exemplo, o portal de Jaboatão dos Guararapes é mesmo no limite com Recife, pois não há mais separação, bem parecido com nossa situação.

4 comentários:

  1. É muito fácil - especialmente para nós que não somos da área - sabermos o porquê disso: é contada a distância de algum marco, talvez no caso da própria placa, até o limite territorial dos municípios. No caso de quem vai do Juazeiro em direção ao Crato (da praça F.de Sá até um comércio de reboque) são contados 03 km.

    Ainda assim no caso destas duas cidades supracitadas por mim, os limites entre uma e outra ainda são escandalosamente visíveis, seja pelo fato do Crato não ser muito urbanizado nesta região limítrofe,ao contrário de Juazeiro, seja pelo fato de haver placa indicativa e postes estilizados que indicam a mudança de jurisdição.

    Então, a distância "prática" entre os dois núcleos deve ser, sim, uns oito ou nove quilômetros, já que quem se dirige até o Crato, por exemplo, o faz por buscar algum serviço no Centro ou no Pimenta, presumo. O mesmo não se pode dizer absolutamente de Juazeiro, já que a oferta de serviços inicia-se logo após a "divisa" - termo erroneamente grafado naquelas duas solitárias placas.



    Já no caso do limite Juazeiro-Barbalha eu não sei já que tenho pouca ou quase nenhuma oportunidade de ali trafegar.


    ***

    Lembrei agora há pouco das placas que indicam a entrada em Jaboatão. Os dizeres são os seguintes: "A pátria nasceu aqui". Faz alusão a batalha dos guararapes, entre brasileiros e holandeses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima lembrança sobre a entrada de Jaboatão. Trafeguei agora em Crato e na saída permanece a mesma distância para Juazeiro. Ainda não mudaram.

      Excluir
  2. A distância para o Crato é até o marco, correto?? Já para Barbalha, acho que deve ser aquele monumento do Detran, DER, não recordo, porque 6km é pouquíssimo longo para uma rodovia... Em algumas cidades, as distâncias são para o Centro, pois, não se tem desejo de ir ao marco, pelo menos nem sempre... Eu realmente não entendi a mudança...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora está difícil determinar distâncias porque as cidades estão muito juntas. Acho que determinar a distãncia entre os centros das cidades não é muito correto, pois Juazeiro mesmo vai muito além do Centro. Em Recife-Olinda-Jaboatão não existem placas determinando distâncias, pois seus bairros continuam entre si.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês