segunda-feira, 19 de março de 2012

Eleições 2012 - desafios: Urbanismo


Na postagem de hoje falaremos sobre um assunto em que Juazeiro é muito carente: o urbanismo. Por convivermos com a bagunça desde nosso nascimento, nem nos importamos, mas quando visitamos algumas cidades realmente limpas e organizadas, sentimos uma drástica diferença.

Abaixo algumas sugestões para organizar nossa cidade. Vamos então dividir por tópicos:

1- Saneamento básico: Este assunto já abordamos na postagem anterior sobre saúde, e ele é decisivo nesta também. Em praticamente todas as ruas de Juazeiro do Norte existe o esgoto a céu aberto. Falando em termos estruturais, o esgoto faz com que o asfalto não chegue até o meio fio e a rua se torna mais estreita ainda tanto para o fluxo de carros como para os veículos estacionados. Também podemos observar que muitas ruas não são planas, ou seja, possuem um formato côncavo, justamente porque nas margens correm as valas. No local do esgoto também o mato insiste em crescer, fazendo com que os serviços de capinação sejam quase em vão. Outro problema é a construção de rampas para as garagens. Elas são feitas invadindo o asfalto para os carros não caírem direto nas valas. E o último fator que podemos observar são as valas nos cruzamentos das ruas (principalmente na periferia). São verdadeiras lombadas indesejáveis. Um perigo para os veículos.

Particularmente, meu grande sonho é trafegar nas ruas de Juazeiro sem cruzar com nenhum esgoto, como se trafega em Campina Grande, Recife, etc. O prefeito que ao menos consiga iniciar o combate contra os esgotos ficará na história!

2- Padronização das calçadas: Uma ideia já lançada por outros blogs, não precisaria ser em toda a cidade, bastaria em alguns bairros mais voltados para o turismo, como o Centro, a Lagoa Seca, etc. Com ruas bem cuidadas, poderíamos pensar melhor num plano turístico. Fica também a sugestão da fiação subterrânea em algumas ruas.

3- Isolamento dos terrenos baldios: Não sei se já existe, mas deveria haver uma lei obrigando os donos de terrenos construírem os muros. E a prefeitura organizaria as calçadas. Terrenos baldios são um perfeito esconderijo para bandidos e viciados em drogas.

4- Adote uma praça: Sugestão feita por João Hilário baseada na ideia implantada em Recife. São muitas praças e a prefeitura não tem capacidade de cuidar bem de todas. Reforma 01 ou 02 e deixa o restante abandonadas. Ao repassar a manutenção para empresas idôneas, teríamos todas as praças da cidade em perfeito estado de conservação. Claro que deve haver um limite de praças para cada empresa, para não acontecer o mesmo dos mercados...

Esta ideia poderia servir também para os canteiros das avenidas.

5- Cores neutras nos logradouros públicos: Chega de amarelo, de verde e de vermelho. Juazeiro não é um partido ambulante.

Essas são apenas algumas sugestões para termos uma cidade mais bonita e organizada visualmente. Causa ótima impressão para os visitantes e eleva a auto-estima da população.

Vejam também:

Adote uma praça 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês