quarta-feira, 20 de junho de 2012

O impacto dos cursos técnicos e universitários no Cariri - parte 02



Capítulo 02 - A transformação

Com o início das aulas da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, as mudanças foram ocorrendo ao longo dos anos. Apesar das altas mensalidades, o curso sempre atraía muitos estudantes, principalmente de Fortaleza e Recife. Um verdadeiro choque cultural acontecia. Os pernambucanos aqui instalados, por exemplo, não entendiam os vários toques dos sinos das igrejas ao longo do dia e nem o porquê de tanta gente se vestir de preto todo dia 20 de cada mês.


Percebi que uma grande transformação acontecia numa ocasião em que iniciava uma viagem para Recife no ônibus da Viação Princesa do Agreste. Bem próximo a mim, um jovem estudante ligava para a sua casa através do celular: "Mãe, estou indo para casa". - Ele falava. Palavras simples que evidenciavam uma nova era: agora também recebíamos estudantes, e não apenas "exportávamos".

Mas faltava o próprio juazeirense ingressar num curso superior. De olho nesta demanda surgiram várias faculdades como a Leão Sampaio, FJN e Paraíso. Aposta em outros cursos de diversas áreas e em mensalidades mais baratas, além do financiamento educacional do governo federal. Oportunidades para os jovens de todas as classes, principalmente C e D, cujas famílias não podiam custear a estadia em capitais.

Com a expectativa superada, criou-se um círculo de investimentos. As faculdades e cursos técnicos se expandiram, e futuramente teremos a universidade federal. Condomínios horizontais e prédios surgiram como necessidade de moradia para o novo público. O setor de serviços se aprimorou devido à necessidade de sofisticação, o Cariri Shopping, por exemplo, foi duplicado e recebeu grandes marcas nacionais e internacionais.

Hoje Juazeiro do Norte é o grande exemplo do poder da educação, pois ela foi capaz de emergir a cidade da estagnação econômica para um estágio de grande crescimento e progresso. E o mais importante: aliado ao incremento estrutural, há o incremento intelectual da população. Com a convivência com pessoas de outras terras e costumes, isto somado ao melhor grau de instrução, os juazeirenses agora estão mais conscientes de seus direitos e das necessidades de sua cidade. Cuidado políticos, vem aí uma nova geração mais difícil de ser enganada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês