sexta-feira, 22 de junho de 2012

Teremos que conviver com a insegurança?



Juazeiro do Norte e o Cariri têm acompanhado todo o crescimento econômico do país nestes últimos anos. Faculdades, shoppings, restaurantes sofisticados, prédios imponentes vão modificando a paisagem provinciana para um aspecto metropolitano. Um desenvolvimento que enche de orgulho a sua população.


Contudo, aliados aos benefícios do crescimento urbano, estão vindo no “pacote” grandes males observados em praticamente todas as metrópoles brasileiras. Dentre alguns, podemos citar a sujeira, o trânsito caótico, e, principalmente, a insegurança.

Assassinatos, roubos e agressões corporais estão se tornando rotina no noticiário local. O juazeirense está sendo surpreendido pelas ações da bandidagem. Nem os tradicionais locais públicos são poupados.

Recentemente fomos obrigados a assistir atônitos a um duplo assassinato em plena Praça Feijó de Sá. Agora acordamos e ficamos estarrecidos com a notícia de um arrastão promovido por assaltantes num restaurante próximo ao limite entre Juazeiro e Barbalha.

Não poderemos mais passear à noite com nossas famílias? Teremos que nos acostumar a receber um revólver na cabeça enquanto estamos num momento de lazer?

E por que acontece esta escalada da insegurança? As condições de vida da população estão melhorando. O Brasil agora oferece mais emprego e mais acesso à educação. Claro que o nível do ensino público ainda não é o ideal, mas vem avançando. Seria o tráfico de drogas? Ou a ganância por dinheiro fácil?

De certo apenas sabemos que as recentes políticas de segurança, como o Ronda do Quarteirão, não têm inibido a ousadia dos bandidos. O que fazer? Mais viaturas, mais delegacias? Deixemos a resposta somente para nossos gestores? O debate por soluções é longo e deve envolver todos os segmentos da sociedade. Infelizmente o crime está banalizado, o valor material é sempre colocado como prioridade. Devemos resgatar em nossas crianças o valor da vida! Os valores morais e da família!

Dr. Paulo Leonardo Celestino
Cirugião-dentista

2 comentários:

  1. Isso é apenas um retrato da impunidade em nosso país. Num país onde um político que rouba descaradamente e não é punido. O que podemos esperar? Sei que uma coisa não pode justificar a outra mas infelizmente isso está presente na cultura do brasileiro. "Se o meu vizinho pode por que eu não posso". É uma pena esse tipo de acontecimento. A curto prazo severa punição, a longo prazo investimento na educação.

    Outro fato recente, um país onde o governo federal tapa os olhos para a educação (praticamente todas as IEF em greve) fica difícil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês