quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cidade Juá foi conferir a revisão do PDDU

É uma determinação do Ministério das Cidades: a adequação do Plano Diretor de Juazeiro, formulado em 2000, às novas normas e conceitos estabelecidos. A revisão será patrocinada pela Caixa Econômica Federal, inclusive a verba já está disponível desde 2008. Financiamentos do Governo Federal podem ser cortados caso não aconteça esta revisão. Neste primeiro momento foi realizada uma explanação sobre os problemas gerais de Juazeiro, principalmente no tocante às construções que não respeitam limites de vias e calçadas.

A revisão focará principalmente a criação de macrozonas, ao invés das unidades de vizinhança nas quais se baseia o atual PDDU. Aliás, este foi criticado por favorecer a construção de casas pequenas geminadas, as quais estão transformando Juazeiro numa cidade "cortiço". Há a intenção de facilitar a verticalização de Juazeiro, inclusive no centro, mas quanto à alteração das vias públicas só foi comentada a necessidade de implantação do Anel Viário.

Uma equipe de técnicos já foi selecionada. A predominância é de funcionários ligados à administração municipal. Estas pessoas estarão se reunindo periodicamente por até 03 meses até a elaboração final do documento. Em seguida, o novo plano diretor será encaminhado à Câmara Municipal para debates e aprovação.

Defensores do antigo PDDU afirmaram que Juazeiro na teoria sempre foi avançado neste aspecto, mas infelizmente o PDDU nunca foi colocado em prática e sempre há pressão política para burlá-lo. A única autoridade de peso presente ao evento foi o vice-prefeito.

Infelizmente fica a impressão que podem elaborar o melhor plano do mundo, mas os interesses eleitorais sempre falarão mais alto prejudicando todo o futuro da cidade.

Leis do atual PDDU.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês