quinta-feira, 16 de junho de 2011

Começa a reforma na estátua do Pe. Cícero

Após 42 anos de edificada na colina do horto, em Juazeiro do Norte, Ceará, a estátua do Padre Cícero começa a receber sua primeira reforma geral.
Deteriorada pela ação do tempo, além da falta de uma maior atenção durante anos, finalmente vai acontecer uma reforma mais cuidadosa.
Desde sua inauguração em novembro de 1969, está é a primeira vez que o monumento é cercado por andaimes para facilitar os serviços. Serão investidos cerca de 80 mil reais divididos entre a prefeitura e a Ordem Salesiana. Até o dia do centenário do município, 22 de julho deste ano, data do centenário do município, a obra deve ser concluída.

Segundo o padre José Venturelli que administra o horto, onde o monumento foi construído, não é de hoje que ele luta junto as autoridades para reforma a estátua do Padre Cícero, o maior ponto turístico da cidade e ponto referencial para milhares de romeiros. As promessas foram muitas, mas, até agora, nada de concreto. Segundo o Padre Venturelli, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem uma verba alocada para a reforma do monumento, mas ninguém sabe quando vai ser liberada. Como Juazeiro tem pressa, os salesianos e a prefeitura se juntaram e as obras foram iniciadas.
Padre Venturelli assegura que agora será feito um serviço nunca feito antes na estátua do "Padim" dos Nordestinos. Além do monumento, ponto principal da reforma, na praça no entorno da estátua serão realizados alguns serviços de aterros e outras melhorias. Quem chega a Juazeiro a partir de hoje vai se deparar com uma imagem diferente no horto que se transforma num canteiro de obras. O acesso aos visitantes continua sendo normal, mas com algumas limitações devido a cercania feita em toda estátua com andaimes e madeira.
Muita gente tem subido o horto para fotografar o monumento de uma forma nunca vista antes.
 

Fonte: Veja Juazeiro

3 comentários:

  1. a emenda da reforma da estatua de pe cicero foi do dep. neto nunes-pmdb

    ResponderExcluir
  2. Thiago, chará, apresente a emenda do deputado Neto Nunes aqui ou mande para meu e-mail (thiagoaguiar03@hotmail.com), não existe um centavo vindo do Neto Nunes. É uma mentira isso que você disse, a parte da prefeitura no valor de 40 mil reais são recursos do município.
    Thiago Aguiar.

    ResponderExcluir
  3. Trecho de reportagem do Jornal do Cariri, edição de 24a 30 de maio de 2011:
    ...Venturelli fala também, que ao visitar o Horto, o deputado estadual Neto Nunes (PMDB) percebu a precariedade da estátua e confirmou com o padre que destinará R$ 80 mil da sua verba parlamentar à reforma. Mas de acordo com o deputado, a verba não sairá antes dos festejos de julho...

    Sem querer tomar partido de ninguém, apenas para ajudar a esclarecer a polêmica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês