terça-feira, 9 de agosto de 2011

Praça do Giradouro, local apropriado para exercícios físicos?


A praça Feijó de Sá, ou praça do giradouro, foi recentemente reformada pela prefeitura e virou cartão postal, realmente ficou belíssima. Nela a população se acostumou a praticar exercícios físicos, assim como na praça da La Favorita na Lagoa Seca, isso em virtude da carência de espaços em Juazeiro apropriados para tais práticas. Tem até academia popular agora. Mas não seria perigoso demais a concentração de muitos pedestres numa rotatória, encontro de 02 rodovias estaduais e uma avenida municipal, local de intenso trânsito? 

Para quem vai no seu carro, é muito simples. Precisa apenas estacionar no local. Mas quem vai a pé não encontra nenhuma passarela de acesso, precisa arriscar sua vida atravessando a pista com enorme fluxo de veículos. Vale alertar que algum veículo desgovernado também pode provocar uma grande tragédia, pois não há nenhuma proteção.

Considero que a área necessita de um planejamento melhor, com construção de viaduto e passarelas para pedestres. Outro espaço muito utilizado é a calçada da via férrea da av. Carlos Cruz, é um bom lugar mas os praticantes de cooper são obrigados a atravessar por 02 vezes os trilhos, correndo risco de serem atroplelados pelo Trem do Cariri.

Um exemplo de área bem estruturada para prática de exercícios é o Parque da Jaqueira, em Recife. Ele está localizado num bairro residencial, é todo cercado e protegido. Possue pista de cooper bem delimitada, aparelhos de exercícios, parque infantil, ciclovias e vários quiosques para venda de água de coco, etc.

Nós temos uma área equivalente, e bem maior: o Parque das Timbaúbas. Infelizmente é pouco utilizado e apenas 01 etapa de seu projeto foi concluída.

Deixo aberto espaço aos leitores do Cidade Juá para divulgarem suas opiniões.

Foto miséria

5 comentários:

  1. Em Fortaleza temos a praça Manuel Dias Branco com passarela por cima da via. Em JN o grande fluxo de veículos no local impossibilita um acesso seguro a praça. É perigoso, além do risco de veículos em alta velocidade adentrarem ao espaço, tem cara de avenida mais é uma rodovia, tem cara de praça mais é um giradouro.

    ResponderExcluir
  2. também acho que o local é inapropriado, Juazeiro necessita de mais espaços para a pratica de esportes,o fluxo de veículos e pessoas em horários de pico são enormes"perigo".

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com viadutos! Juazeiro necessita dessa ferramenta,o porte da cidade, o grande fluxo de veículos e a quantidade de pessoas já remete a esta necessidade. Outra coisa, uma cidade como Juazeiro precisa de espaços para a população se exercitar...cidades bem menores já possuem! Vias arborizadas, com planejamento para a população poder fazer sua caminhada,seu cooper.

    ResponderExcluir
  4. O Juazeiro necessita, isso sim, de ter um parque verde - eu disse VERDE - estruturado e acessível, com segurança e transporte na porta, para o uso público. O parque Ecológico das Timbaúbas cumpre os requisitos para esta vocação. Aliás, o Juazeiro já deveria ter uma espécie de "Fio Verde" cortando a cidade ao meio - quem abrir o Google Earth verá o que eu me refiro- e servindo de recarga ao manancial que a abastece.

    ResponderExcluir
  5. Academias e outras atividades devem ser destinadas a parques. Coisa que JN ignora. concordo com o admiral

    juanews

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês