domingo, 24 de junho de 2012

Você é a favor da demolição do Mercado Central?

Principal entrada do Mercado Central.
Principal entrada do Mercado Central.
Já faz algumas semanas, eu assistia ao Programa Tribuna Livre na TV Verde Vale. O entrevistado era Manoel Salviano. Falava sobre seus novos projetos particulares para Juazeiro do Norte, todos relacionados com a construção civil. É claro que a política não ia ser deixada de lado, e então o pré-candidato citou algumas obras que almejava realizar caso fosse prefeito novamente. Uma destas obras seria a demolição total do atual Mercado Central para a construção de um moderno Shopping Popular. A intenção seria embelezar a cidade para seus turistas.


A proposta de demolição é de dar calafrios, mas não dei muita atenção pelo jogo dúbio do pré-candidato, uma hora diz que será candidato, outra hora afirma que poderá apoiar alguém. Mas hoje o Diário do Nordeste apresentou interessante reportagem sobre o tombamento de prédios históricos no Cariri. Lendo a matéria, logo lembrei do nosso mercado.

Juazeiro do Norte é relativamente uma cidade jovem e possui poucos prédios históricos. A maioria de seus casarões do início do século XX já foram derrudados. Nestes últimos anos temos assistido à substituição de casarões tradicionais por estacionamentos particulares, principalmente na Rua Pe. Cícero. A história vai sendo perdida diariamente.

O prédio do Mercado Central certamente não é um dos mais belos, mas já é tradicional. Faz parte de nossa curta história centenária. Temos mesmo que derrubá-lo totalmente? Ao longo dos anos, ele foi um exemplo claro da desorganização e politicagem. Quem não se lembra do trecho da Rua São Paulo todo interditado com barracas imundas? É neste quesito que precisamos tirar o chapéu para a atual gestão: foi capaz de organizar o caos anteriormente existente. Se toda a administração fosse resolutiva como neste caso, a situação política do prefeito estaria bem diferente, mas infelizmente no geral a administração municipal parece um navio desgovernado. Só que isto é uma outra história. Voltemos à questão do mercado.

Pode ser perfeitamente possível uma adequação maior do local preservando sua estrutura original. Shopping de verdade já temos o Cariri Shopping, Open Mall e futuramente o Shopping Juazeiro. Derrubar o Mercado Central e construir um "Shopping Popular" é perder um pouco de nossa essência. 

Quanto ao embelezamento da cidade, outros aspectos podem ser levados em consideração, como por exemplo a padronização das calçadas do Centro e abolição total dos esgotos a céu aberto.

E você, é a favor ou contra a demolição do Mercado Central?

4 comentários:

  1. Sou a favor da modernização e não da demolição.

    ResponderExcluir
  2. Demolição ou modernização, tanto faz, o importante é que precisa de uma reforma e ampliação para sanar alguns entraves do comércio local e adequar-se a nova realidade da região.
    Se possível, a demolição seria o mais adequado, pois disponibilizaria espaço para uma reurbanização do entorno, com criação de novas vagas de estacionamento, arborização, calçadas padronizadas e bem largas.
    Defendo ainda a verticalização do mesmo para repor o espaço cedido. O mercado de frutas e verduras e o açougue ficariam no térreo para agradar aos feirantes e a população. Uma praça de alimentação popular que privilegie a culinária local também seria uma ótima ideia.
    Quanto à preservação do patrimônio arquitetônico segue-se o mesmo princípio da ampliação da capela do Socorro. Não havendo alteração do lugar e permanecendo como centro de compras popular não vejo aonde se fere a história e a cultura.

    ResponderExcluir
  3. demolição total!!! tem que ser feito um novo naquele belo espaço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês